Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG presente na 32ª Feira Cultural do SERTEP

IFMG presente na 32ª Feira Cultural do SERTEP

publicado: 04/07/2017 14h12, última modificação: 04/07/2017 14h13

Aconteceu no dia 03 de junho de 2017, a 32ª Feira Cultural do Serviço de Educação Técnico e Profissionalizante-SERTEP, com o tema “A influência da tecnologia no meio ambiente”. No evento, os alunos demostraram na prática os conhecimentos adquiridos nos cursos ofertados pela Instituição.

O curso de Automação Industrial desenvolvido em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) Campus Avançado Ipatinga, apresentou o projeto intitulado: “Processo Automatizado de Reutilização da Água de Lavadoras para Limpeza Doméstica”, orientado pelos professores Gabriel Miranda Freitas e Willian Marlon Ferreira.

De acordo com o professor Gabriel: "A ideia veio dos próprios alunos, a reutilização da água das lavadoras, que antes era totalmente descartada, surgiu como objetivo e conseguimos desenvolver o projeto, em curto prazo, aplicando os conhecimentos adquiridos durante o curso."

Ainda sobre o projeto, o professor Willian afirma: "A proposta do projeto partiu de uma necessidade do cotidiano dos alunos, alinhado ao pensamento sustentável incitado durante o curso. O projeto buscou aplicar os conhecimentos adquiridos, além de demonstrar o potencial da automação para a busca por um mundo mais sustentável."

A crise hídrica vivenciada pela população brasileira, a partir de 2014, trouxe à tona a importância do debate sobre o uso consciente da água e a sua reutilização. Os reservatórios de água do país registraram níveis baixos, ocasionados pela diminuição da chuva, por problemas na gestão dos recursos naturais e pelo aumento populacional.
De acordo com a Organização das Nações Unidas-ONU, no período de vinte anos, metade da população mundial não terá acesso à água potável.  Por isso, garantir o uso adequado e eficiente da água torna-se vital para a sobrevivência humana.

Nesse sentido, o projeto apresentado pela turma de Automação Industrial teve como objetivo conscientizar e apresentar uma alternativa sobre o aproveitamento da água dispensada nos processos de lavagem de roupa, para a realização da limpeza doméstica.  De acordo com o Instituto Akatu, as reutilizações da água dispensada pelas lavadoras de roupas domésticas podem proporcionar uma economia de até 5% no consumo de água em casas.

A parceria entre o IFMG e o SERTEP teve início em fevereiro de 2017 e objetiva estabelecer cooperação técnica, educacional, científica e cultural entre as instituições no campo do ensino, promovendo atividades, programas e projetos de interesse comum.