Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG inicia, oficialmente, ações para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), edição 2024-2028
conteúdo

Notícias

IFMG inicia, oficialmente, ações para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), edição 2024-2028

publicado: 23/02/2024 15h50, última modificação: 23/02/2024 15h53

Com a aprovação da metodologia, a equipe do projeto dá andamento às atividades sistêmicas previstas no cronograma

 

 

 

Foi dada a largada! Na última terça-feira, 20 de fevereiro, o Conselho Superior do IFMG aprovou a metodologia para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), versão 2024-2028. Os trabalhos da equipe responsável tiveram início em outubro de 2023 e vão se estender até outubro de 2024.

O PDI envolve um trabalho estratégico, intenso e coletivo para que, a partir de uma condição atual, seja alcançada uma situação desejada na Instituição para os próximos anos, por meio da análise dos contextos interno e externo, do entendimento do que é a Instituição e de qual é o seu papel. Isso para possibilitar a eficiência na gestão de recursos e a efetividade na entrega de valor público para a sociedade.

A construção do plano compreende todas as unidades do IFMG, incluindo Reitoria, campi e Polo de Inovação. Durante o processo, além da participação de servidores e alunos, é preciso que haja envolvimento de representantes das comunidades interna e externa.

“Estamos imensamente satisfeitos com a aprovação do documento. Concluímos todas as etapas de iniciação e já estamos avançando nas etapas de planejamento. Olhamos agora para o futuro, com foco nas próximas etapas de execução, que incluem a revisão e desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), consultas e diagnósticos, e o planejamento estratégico. Este é um marco importante na nossa jornada para definir as diretrizes que nortearão o IFMG nos próximos anos, assegurando um futuro promissor para nossa Instituição e comunidade acadêmica”, destaca o vice-presidente e relator da Comissão Executora do PDI 2024-2028, Matheus Frade.

"O planejamento estratégico é uma oportunidade de envolver a comunidade nas discussões sobre o IFMG que queremos no futuro. O PDI constituirá nossa bússola que aponta áreas de melhorias, áreas de competência, oportunidades a serem aproveitadas e necessidades de adaptação às mudanças", destaca o diretor de Desenvolvimento Institucional, Wilson Costa.

"O esforço coletivo permitirá ao IFMG orientar seus resultados para projetos e ações alinhadas à execução da política pública de educação profissional, científica e tecnológica para nossas comunidades acadêmicas"
Rafael Bastos, reitor do IFMG

Termo de abertura

O TAP, ou Termo de Abertura do Projeto, consiste na autorização do começo do projeto junto à gestão do IFMG e instâncias colegiadas. Além disso, tem como objetivo designar responsáveis, requisitos básicos, entregas, cronograma, riscos, premissas e restrições ao processo. Vale lembrar que, ainda ao final de 2023, tanto o TAP quanto a metodologia foram apresentados aos pró-reitores e diretores sistêmicos, à Comissão Gestora do PDI e ao Colégio de Dirigentes.

Metodologia

Já a metodologia para elaboração do PDI engloba as ferramentas e técnicas utilizadas para a gestão e execução, conforme a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), que também faz parte do documento. No que se refere à gestão, é utilizada a metodologia do PMBOK. Para o processo de planejamento estratégico institucional, são adotados os parâmetros do Balanced Scorecard (BSC).

É importante frisar que o projeto de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta três premissas básicas: ser participativo e representativo (construção coletiva e integrada); ser abrangente e transparente; além de ser respaldado e estrategicamente alinhado (respaldado pelas referências normativas e alinhado aos instrumentos de planejamento das políticas públicas).

Etapas do projeto

1) Iniciação – identificação da necessidade, definição do escopo, formação da equipe, metodologia e aprovação do TAP.

2) Planejamento – coleta de dados e informações, definição do repositório do projeto, das comissões de trabalho e do cronograma de atividades, além da alocação de orçamento e recursos necessários.

3) Execução – revisão e desenvolvimento do Plano Pedagógico Institucional (PPI), bem como as etapas de elaboração do planejamento estratégico institucional, com base na metodologia BSC.

4) Monitoramento e Controle – acompanhar cronograma e custos, avaliar a qualidade das entregas, gerar relatórios de status e executar ações corretivas e preventivas.

5) Encerramento – fechamento e aprovação pelo Conselho Superior, cadastro do PDI no Farol de Desempenho e ações de divulgação.

Comissões

A equipe do PDI é formada por representantes das áreas e unidades do IFMG com funções específicas, previamente definidas nas quatro comissões de trabalho. São elas:

Comissão Gestora do PDI: responsável pelas validações.

Comissão de Revisão e Desenvolvimento do PPI: o documento servirá como base para a definição de estratégias institucionais.

Comissão Executora do PDI: responsável pela gestão do projeto de elaboração.

Comissões Temáticas (interação entre Reitoria, campi e Polo de Inovação): Ensino e Assuntos Estudantis; Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Extensão, Esporte e Cultura; Infraestrutura, Administração e Planejamento; Gestão com Pessoas; Desenvolvimento Institucional; Comunicação; Tecnologia da Informação; Relações Internacionais; e Educação a Distância.

- Comissão Permanente de Acompanhamento do PDI: encarregada de analisar, acompanhar e monitorar o PDI anterior (2019-2023); assim como atuar no PDI do novo ciclo, após sua aprovação.

Workshop

Entre os dias 3 e 5 de abril, no Campus Bambuí, está previsto o Workshop de Planejamento Estratégico do IFMG, parte integrante do processo de construção do PDI 2024-2028. O evento, voltado para os gestores do Instituto, terá como principais finalidades qualificar a equipe para o planejamento; além de capacitá-la para a formação gerencial e para a identificação dos fatores externos que impactam a entrega de valor. A programação será divulgada em breve.

Vigência do planejamento anterior

Por meio da Resolução nº 26, de 28 de agosto de 2023, o Conselho Superior prorrogou a vigência do PDI 2019-2023 até 30 de novembro de 2024. Isso para que a nova gestão do IFMG tenha a possibilidade de conduzir o novo plano junto à comunidade.

Repositório do PDI 2024-2028 no portal do IFMG

Informações completas sobre o projeto, notícias, documentos, legislação, metodologia, fases do processo, cronograma, comissões de trabalho, eixos temáticos, monitoramento e planejamento anterior podem ser encontradas no repositório do PDI no portal do IFMG. O site estará em constante atualização.

Acesse!

 

registrado em: