Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Avançado Ipatinga realiza Aula Inaugural para a turma de Engenharia Elétrica

publicado: 17/08/2017 08h40, última modificação: 18/08/2017 14h50

aula ianugural 1.jpg

A primeira turma do curso de Engenharia Elétrica do IFMG - Campus Avançado Ipatinga foi recepcionada com uma aula inaugural, que ocorreu na noite do dia 07 de agosto de 2017.  Estavam também presentes os alunos dos cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Eletrotécnica e Mecânica.

O evento teve início com a composição da mesa diretiva por autoridades, sendo elas: o Pró-reitor de Administração e Planejamento, Leandro Antônio da Conceição, representando o Reitor do IFMG, Professor Kleber Gonçalves Glória; o Diretor Geral do IFMG - Campus Avançado Ipatinga, Professor Alex de Andrade Fernandes; O Diretor Geral do IFMG Campus Bambuí, Professor Rafael Bastos Teixeira; A Diretora Geral do IFMG - Campus Itabirito, Professora Fernanda Pelegrini Honorato Proença; o Diretor Geral do IFMG Campus Ponte Nova, Professor Leonardo Paiva Barbosa; o Coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Professor Ronaldo Guimarães; o Prefeito do Município de Ipatinga, Sebastião Quintão; a Deputada Estadual, Rosângela Reis.

aula ianugural 2.jpg

O Diretor do Campus Avançado Ipatinga afirmou ser este um momento histórico para a comunidade, uma vez que se trata do primeiro curso de graduação gratuito, ofertado na cidade. E, após relembrar todas as dificuldades e desafios do caminho já percorrido, o diretor Alex ressalta que os alunos devem se orgulhar de representar o IFMG, uma instituição federal, compromissada com ensino de qualidade.

Em seguida, a primeira palestra da noite, intitulada: “O mercado de trabalho da Engenharia Elétrica”, foi ministrada pelo Engenheiro de Planejamento da Usiminas e sócio fundador da VTM Engenharia e Consultoria, Sr. Vagner Santiago Duque, que apresentou os diversos campos ocupacionais, orientados à profissão e ao perfil necessário a um Engenheiro Eletricista.

aula ianugural 3.jpg

A segunda palestra, denominada “Aços elétricos e sua aplicações”, foi ministrada pelo pesquisador da APERAM, Dr. Sebastião da Costa Paolinelli, Doutor em Metalurgia Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. A sua exposição abordou os aços elétricos que são utilizados na construção de máquinas elétricas, entre eles,  os transformadores e motores elétricos.

Sobre o evento, o aluno José Henrique de Souza declara: “Eu sempre sonhei em ser engenheiro. Ter a oportunidade de cursar Engenharia Elétrica em uma instituição federal sem precisar sair da minha cidade é excelente! É algo que eu não imaginava que seria possível. A aula inaugural foi ótima, pois me ajudou a ter uma compreensão maior sobre o IFMG e sobre a profissão de Engenheiro Eletricista”.

Fonte: Comunicação do IFMG – Campus Avançado Ipatinga