Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ipatinga realizou a I Gincana solidária

IFMG Campus Ipatinga realizou a I Gincana solidária

publicado: 05/06/2019 08h38, última modificação: 05/06/2019 08h38

Nos meses de Abril e Maio/2019, o Campus Ipatinga realizou a 1ª Gincana Solidária com os alunos do curso Técnico Integrado em Automação Industrial. O evento envolveu a arrecadação de doações, a realização de jogos e coleta de assinaturas em apoio ao Campus. O abaixo-assinado contou com aproximadamente 7.000 assinaturas, com intuito de buscar melhorias na estrutura física, aquisição de equipamentos e materiais e alteração de portaria de funcionamento de “campus avançado” para “campus”. Na atual situação de Campus avançado, a instituição conta com apenas 20 docentes e 14 Técnicos Administrativos, enquanto que, como campus, poderia contar com no mínimo 70 docentes e 45 TAE´s.

Como etapa da gincana, foram arrecadados pelos alunos e doados para a instituição “Ação Evangélica de Amparo aos Necessitados de Ipatinga” 64 pacotes de fraldas geriátricas, 305 produtos de higiene pessoal, 171 produtos de limpeza e 214 itens alimentícios.

Além das doações, com o objetivo de promover um momento de descontração e interação entre os discentes, aconteceram jogos em equipes como: corrida de sapatos, dança da laranja, jogo da velha, corrida de saco, boliche, estoura bexigas, futsal, etc. Como premiação, a equipe vencedora ganhou ingressos do cinema para assistir o filme “Vingadores: Ultimato”.

O aluno do 1º ano do integrado, Alex Andrade, ressalta “Acredito que a gincana foi muito produtiva em vários aspectos. A maneira com que as equipes foram distribuídas contribuiu para que os participantes interagissem com alunos de outras salas e trabalhassem em equipe. O objetivo da gincana foi alcançado por todos, cada um com sua contribuição. Espero que mais gincanas possam surgir sempre pensando em gestos de caridade como ocorreu em nossa primeira edição, que foi sucesso”!

De acordo com Ester, aluna do 1º ano do integrado, “Pedimos aos amigos ajuda para obter um volume maior de donativos, podendo favorecer mais pessoas. Minha motivação para arrecadar o máximo possível de itens foi em função das pessoas que os receberiam serem idosos, que já lutaram tanto na vida e hoje estão em asilos, muitas vezes sem parentes para cuidar e nem visitar. Eu e minha mãe conhecemos muitas pessoas, começamos a pedir em todos os contatos do whatsapp, status e na igreja, buscamos nas casas e por já saberem que fazemos isso ajudou muito a conseguir uma quantidade maior de produtos. Sempre pensamos em ajudar a quem precisa, não importa quem, o importante é fazer o bem.”

De acordo com a Coordenadora do Curso, Taciana Garrido, “A gincana foi excelente para aproximar estudantes ainda em processo de adaptação ao ambiente escolar e para proporcionar um momento de descontração diante das responsabilidades de provas e trabalhos do fim do trimestre. Além disso, o trabalho social junto à Ação Evangélica, com a doação de alimentos e produtos de maior necessidade da instituição, reforça o compromisso do IFMG com sua comunidade externa e também de formação cidadã de nossos alunos. ”

registrado em: