Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ipatinga promove ações em celebração ao dia 18 de junho, Dia Mundial do Orgulho Autista
conteúdo

Notícias

IFMG Campus Ipatinga promove ações em celebração ao dia 18 de junho, Dia Mundial do Orgulho Autista

publicado: 29/06/2023 08h21, última modificação: 29/06/2023 08h25

 

 

 

 

No dia 19 de junho de 2023, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE1) do IFMG Campus Ipatinga, realizou o evento: “Transtorno do Espectro Autista: Conhecer para respeitar”.

A proposta principal do evento era celebrar a data de 18 de junho, Dia Mundial do Orgulho Autista2, e promover a conscientização da comunidade escolar a respeito do tema, em um espaço de acolhimento, por meio de palestras, exibição de filme e roda de conversa com os alunos.

O momento foi marcado por uma palestra ministrada pela Psicóloga e Neuropsicopedagoga, Ana Carolina Penna e pela Psicóloga e Psicopedagoga, Ana Flavia Brasileiro, ambas também são terapeutas Cognitivo comportamental com enfoque em terapia ABA3.

O evento contou com a participação de alunos, docentes e servidores técnicos  administrativos.

O Coordenador do Núcleo, professor Rafael Martins, iniciou o evento falando sobre o significado do Dia do Orgulho Autista e explicou aos estudantes um pouco sobre o NAPNEE.

As palestrantes realizaram a apresentação, trazendo conhecimento sobre as características gerais e um breve histórico sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA4). Elas também explicaram sobre o transtorno conforme descrito no DSM55, suas classificações e comorbidades, além de desmistificarem alguns mitos e verdades sobre o autismo.

Após a palestra, foi realizada a exibição de um episódio de uma série com o tema e para finalizar, o Coordenador do NAPNEE juntamente com a Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE5) do Campus, Thaís Monteiro, realizaram uma roda de conversa com os alunos.

 Dialogando com o(a) leitor(a):

 Aqui você encontra alguns Conteúdos Relacionados a:

1 NAPNEE no âmbito do IFMG

https://www.ifmg.edu.br/ipatinga/ensino-1/copy_of_pedagogia

 2 DATA

 https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-inclusao/hoje-18-6-e-o-dia-mundial-do-orgulho-autista

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/06/20/cdh-vai-destacar-dia-do-orgulho-autista-em-audiencia-publica-interativa#:~:text=O%20Dia%20Mundial%20do%20Orgulho%20Autista%20se%20comemora%20anualmente%20no,da%20Ala%20Senador%20Alexandre%20Costa.

3 ABA

 https://crpsc.org.br/ckfinder/userfiles/files/02_Parecer%20ABA.pdf

4 EDUCAÇÃO INCUSIVA e o TEA

http://portal.mec.gov.br/educacao-inclusiva

 https://linhasdecuidado.saude.gov.br/portal/transtorno-do-espectro-autista/definicao-tea/

5 AEE

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192

Aqui você pode contribuir com a construção contínua do NAPNEE:

ü  Caso encontre alguma inconsistência na notícia ou links informados, pedimos, por gentileza, que nos comunique por meio do e-mail napnee.ipatinga@ifmg.edu.br

ü  Esse espaço é de construção coletiva, caso sinto que possa contribuir, envie-nos sua sugestão através do seguinte e-mail napnee.ipatinga@ifmg.edu.br

ü  Curta a página do IFMG Ipatinga no Instagram : https://www.instagram.com/ifmgipatinga/

 

 

 

 

 

registrado em: