Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ipatinga finaliza a instalação da Usina Fotovoltaica

IFMG Campus Ipatinga finaliza a instalação da Usina Fotovoltaica

publicado: 14/11/2019 14h15, última modificação: 21/11/2019 13h35

O Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Ipatinga finalizou a instalação da sua usina fotovoltaica no último dia 05. Foram instalados 132 painéis no telhado da instituição. A usina conta com capacidade instalada de 44,88 kWp e tem previsão de geração média mensal de 5.000 kWh. Desse modo, a expectativa é de economia média de R$ 2.100,00 mensais, além da contribuição para uma Ipatinga mais verde e sustentável.

A usina fotovoltaica ainda irá proporcionar diversos estudos na área de eficiência de sistemas fotovoltaicos, predição de geração e determinação de padrões técnicos de manutenção/limpeza para a região. Do mesmo modo, a usina fotovoltaica do IFMG Campus Ipatinga será utilizada em visitas técnicas de estudantes da própria instituição e/ou instituições interessadas, e como laboratório para diversas disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica, Técnico Integrado em Automação Industrial, Técnico Integrado em Eletrotécnica e cursos FIC – Formação Inicial e Continuada.

Sobre a implantação de usinas fotovoltaicas no IFMG:

O IFMG iniciou um trabalho baseado nos relatórios do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que, em 2015, emitiu portaria aos órgãos da administração pública, ressaltando a necessidade do estabelecimento de boas práticas de gestão e uso de energia elétrica e água. Neste sentido, a Reitoria destinou recursos financeiros para a instalação de (8) oito usinas fotovoltaicas, com investimento de aproximadamente R$ 192 mil para cada uma. Cerca de um ano depois da instalação das usinas fotovoltaicas, no Campus Ribeirão das Neves do IFMG, ocorreu o Curso de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos, com objetivo de formar profissionais para instalar e manter sistemas de energia fotovoltaica.

Complementando o projeto de eficiência energética iniciado em 2015, este ano está sendo implantada uma usina fotovoltaica em cada um dos 10 campi do IFMG, ainda não contemplados. Assim todas as unidades terão uma usina em funcionamento.

registrado em: