Notícias
IFMG campus Ipatinga realiza consulta pública para definição de novos cursos
O Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ipatinga, por meio da Comissão de Planejamento e Expansão — grupo de trabalho constituído a partir do Conselho Acadêmico — dará início à Consulta Pública que visa ouvir a comunidade sobre quais cursos poderão ser ofertados futuramente pela instituição. A proposta é identificar as demandas regionais e garantir que a população local participe ativamente das decisões sobre a oferta de cursos técnicos e superiores.
Esta iniciativa é motivada pela alteração da tipologia do campus, ocorrida em 17 de janeiro de 2025, quando o então Campus Avançado evoluiu para a designação atual de IFMG Campus Ipatinga. Tal reclassificação possibilita uma expansão significativa do quadro de servidores – docentes e técnicos administrativos – anteriormente limitado a 20 professores e 13 técnicos. Com isso, o campus poderá duplicar suas equipes e, consequentemente, o número de vagas discentes, viabilizando a ampliação da oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, cursos técnicos subsequentes e/ou concomitantes, e cursos de nível superior.
Para orientar essa expansão, foram selecionadas as seguintes opções para avaliação da comunidade:
Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio
- Programação e Suporte em Sistemas Computacionais
- Mecatrônica
- Segurança do Trabalho
- Mecânica
Cursos Técnicos Subsequentes e/ou Concomitantes
- Eletromecânica
- Metalurgia
- Mecânica
- Eletrotécnica
- Segurança do Trabalho
Cursos de Nível Superior
- Análise e Desenvolvimento de Sistemas
- Sistemas de Informação
- Engenharia Mecânica
- Engenharia de Produção
- Engenharia de Controle e Automação
Estamos vivendo um momento estratégico e de grande relevância institucional, com o propósito de ampliar nossa contribuição para a formação educacional e o desenvolvimento regional. A consulta pública será uma ferramenta essencial nesse processo, garantindo que a expansão ocorra de forma alinhada às necessidades da população.
A consulta terá início no dia 04 de junho e permanecerá aberta até o dia 30 de junho de 2025
Participe e ajude a construir o futuro do IFMG Campus Ipatinga!
👉 https://forms.gle/3GsDMspXvQZqJWys5
