Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retificação 01 - edital para formação das comissões locais de heteroidentificação
conteúdo

Notícias

Retificação 01 - edital para formação das comissões locais de heteroidentificação

publicado: 18/11/2019 13h07, última modificação: 29/11/2019 08h20

 

 

 

 

 

 

O IFMG  torna pública a Retificação Nº 01 que altera os critérios de classificação do Edital Nº 89/2019 referente à seleção de servidores e/ou colaboradores externos para composição das comissões locais de heteroidentificação.

Acesse aqui a Retificação Nº 01 – Edital Nº 89/2019.

 

 

 

A Pró-reitoria de Ensino do IFMG torna público o edital número 89/2019, que vai selecionar servidores e/ou colaboradores externos para composição das comissões locais de heteroidentificação.


Dentre os requisitos necessários para inscrição, discriminados no item 2 do edital, o candidato deve possuir conhecimento e/ou capacitação sobre a temática da promoção da igualdade racial e do enfrentamento ao racismo. 

Os selecionados serão remunerados por meio de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso, no valor de R$ 125,00 por dia de trabalho (8 horas diárias). Mais informações no item 8 do edital.

A inscrição 
Para realização das inscrições, os servidores interessados devem acessar o endereço eletrônico da Diretoria de Avaliação Educacional do IFMG, no período de 21 de novembro a 1º de dezembro de 2019. Mais detalhes sobre o processo de inscrição estão discriminados no item 3 do edital. 

A seleção 
Cada comissão será composta por três membros titulares, dentre os quais ao menos um deve ser servidor ativo do IFMG, e, no máximo, três suplentes. Demais especificidades do processo de seleção, bem como da formação das comissões estão relacionadas no item 4 do edital. 

Convocação
Os candidatos selecionados para composição das comissões serão notificados, a partir do dia 5 de dezembro, via e-mail, pelo representante da comissão central de heteroidentificação de cada campus. O selecionado possui até dois dias, após o recebimento do e-mail, para confirmar sua participação. Mais detalhes estão descritos no item 5 do edital. 

Durante o mês de dezembro, os membros selecionados passarão por capacitações online, por meio de plataforma virtual de aprendizagem, sendo obrigatória a participação nas oficinas realizadas. 

Demais especificidades 
Outros detalhes, relativos às obrigações dos candidatos e da Proen durante a formação das comissões, bem como informações relativas a desligamentos de servidores, estão descritos nos itens 6 e 7 do edital 89/2019. 

Para saber mais 
A partir do Processo Seletivo de 2020/1, o Instituto Federal de Minas Gerais adotará o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração de candidatos negros (pretos e pardos).

O processo consistirá na avaliação, por parte de uma comissão qualificada, da cor de pele declarada pelo candidato. A nova etapa de seleção visa evitar o uso indevido dessas vagas e garantir seu acesso aos estudantes negros (pretos e pardos) que cursaram integralmente o ensino fundamental ou médio em escolas públicas.

Fonte: Comunicação Reitoria.

registrado em: