Notícias
Participação expressiva e compromisso social marcam o I SEP-PÓS
O I Seminário de Pesquisa na Pós-Graduação (SEP-PÓS) foi realizado integralmente na modalidade on-line e contou com a participação de pesquisadores(as) da Paraíba (PB), Tocantins (TO), Distrito Federal (DF), Minas Gerais (MG) e Rio Grande do Sul (RS), que apresentaram estudos voltados às áreas da educação e da assistência social.
O evento foi coordenado pelas professoras Dra. Sheilla Andrade de Souza (IFMG – Ipatinga) e Dra. Helga Souza (Docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal), que destacaram o protagonismo dos(as) pesquisadores(as) na construção coletiva do conhecimento.
A realização do I SEP-PÓS atendeu ao princípio de divulgação do conhecimento científico produzido por pesquisadores formados nos Cursos de Especialização Lato Sensu ofertados pelo Polo de Ipatinga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e pela Universidade de Brasília (UnB), no ano de 2025.
O evento reafirma a missão de contribuir para a formação de cidadãos(ãs) atuantes em suas comunidades, por meio do sistema educativo e de instituições sociais, mediando valores éticos e morais, e fortalecendo o comprometimento com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990).
Mais do que um evento acadêmico, o I SEP-PÓS destacou-se pelo posicionamento coletivo em defesa dos sistemas públicos de educação e de assistência social, bem como pela promoção de valores como empatia, respeito e amor ao ser humano. As falas e debates ressaltaram a importância da garantia dos direitos sociais fundamentais, como o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à educação, à saúde, ao lazer dentre outros.
Durante a transmissão ao vivo, o evento chegou a reunir 70 pessoas simultaneamente, e já possui quase 400 visualizações na plataforma. Entre os participantes que responderam ao questionário avaliativo, 83% consideraram o evento “ótimo”, 15% o avaliaram como “bom” e apenas 2% (um participante) o classificaram como “ruim”.
Os comentários recebidos, por meio do formulário avaliativo, reforçam o impacto positivo do SEP-PÓS:
"Foi uma experiência incrível. Cada apresentação trouxe informações extremamente relevantes e experiências marcantes de pesquisadores e profissionais da área."
"Um grande conhecimento ofertado por grandes profissionais, com amplo domínio nos tópicos discutidos. Uma experiência incrível!"
"Muito aprendizado."
"Grandes momentos de aprendizagem."
Fortalecidos pelas manifestações registradas no chat ao vivo e pelas avaliações recebidas, iniciamos desde já, com entusiasmo e esperança, o planejamento do II SEP-PÓS, certos de que seguiremos juntos no caminho do fortalecimento da ciência, da justiça social e da democracia.
Se interessou: clique no link e acesse o vídeo do evento. https://www.youtube.com/live/rQXYhrQaLaA?si=r3TPZI7lGqtHGVLi
