Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prazo de inscrição para Processo Seletivo 2020/1 termina no dia 30 de outubro

Prazo de inscrição para Processo Seletivo 2020/1 termina no dia 30 de outubro

publicado: 24/10/2019 12h08, última modificação: 24/10/2019 13h13

Termina na próxima quarta-feira, 30 de outubro, o período de inscrições para o Processo Seletivo 2020/1 do IFMG. Os interessados em fazer um curso técnico ou superior podem escolher entre 116 opções de formação profissional. No total, 3.974 vagas estão abertas em 18 cidades, espalhadas pela região metropolitana de BH, Central, Leste e Centro-oeste de Minas.

Inscreva-se aqui!

O IFMG oferta cursos técnicos em duas modalidades. Para jovens que estão concluindo o Ensino Fundamental, existe a opção do curso técnico integrado ao Ensino Médio, que possibilita a formação técnica simultânea ao ensino regular. Quem já se formou no Ensino Médio, pode optar por um curso técnico subsequente e ter uma formação profissional dentro de, no máximo, dois anos.

Para se inscrever, é preciso acessar a página do Vestibular, ler as informações disponíveis nos editais e seguir os passos para efetuar a inscrição. Durante o processo, é necessário fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 60, correspondente à taxa de inscrição, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa é o único custo para ingresso no IFMG, já que todos os cursos são gratuitos.

Ações afirmativas

Do total de vagas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Seleção dos cursos técnicos

As provas (aplicadas somente para os cursos técnicos) serão realizadas no dia 1º de dezembro de 2019. Neste dia, será preciso apresentar o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local e horário do exame.

Seleção da graduação

Já a seleção de candidatos para as vagas dos cursos de graduação é feita com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem se inscrever poderá utilizar o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Neste caso, o requisito é que o candidato não tenha obtido nota zero em nenhuma das provas, incluindo a redação.

Onde estudar

Com Reitoria instalada em Belo Horizonte, o IFMG é uma instituição multicampi, presente em 18 cidades: Betim, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Arcos, Bambuí, Formiga, Piumhi, Governador Valadares, Ipatinga e São João Evangelista.

Sua missão é ofertar educação profissional e tecnológica aliada à formação humanística, articulando suas ações em função do desenvolvimento regional.

Podcast

Todas as informações sobre o processo seletivo 2020/1 também estão disponíveis no Dá o Play!, o podcast do IFMG.

Fonte: Comunicação Reitoria

registrado em: