Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFMG Campus Avançado Ipatinga apresenta trabalho em evento nacional de Engenharia Mecânica
conteúdo

Notícias

Professor do IFMG Campus Avançado Ipatinga apresenta trabalho em evento nacional de Engenharia Mecânica

publicado: 21/06/2018 08h15, última modificação: 21/06/2018 08h16

 

  

 

 

 

O Professor Rafael Martins Ribeiro, Engenheiro Mecânico, do IFMG Campus Avançado Ipatinga, participou do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), que aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio de 2018, na Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC, na cidade de Salvador-BA.

O congresso contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. Na ocasião, o professor Rafael apresentou, em uma comunicação oral, o trabalho “Avaliação do comportamento tribológico entre um eixo de aço e o substrato de um mancal de deslizamento revestido com Babbitt através do deslizamento metal-metal do aço ABNT 1045”, parte de sua pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que analisa o comportamento de desgaste e atrito existente no contato entre um eixo rotativo e um mancal revestido com Babbitt quando variadas à rugosidade e a espessura do revestimento.

Sobre o evento:

O CONEM, Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM e ocorre a cada 2 anos.  Este evento, de caráter nacional, é realizado desde 1990 e promove o encontro de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais com interesse no avanço e desenvolvimento Científico e Tecnológico das Ciências Mecânicas no Brasil.

Esta edição trouxe o tema “A Manufatura Avançada para Aumento da Produtividade Nacional”. Diante da importância que a manufatura avançada terá para o futuro da indústria e sua produtividade, a engenharia mecânica precisa começar a discutir o seu papel nessa nova revolução que está por vir.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site:

https://eventos.abcm.org.br/conem2018/

registrado em: