Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professor do IFMG Campus Avançado Ipatinga apresenta trabalho em evento nacional de Engenharia Mecânica

publicado: 21/06/2018 08h15, última modificação: 21/06/2018 08h16

O Professor Rafael Martins Ribeiro, Engenheiro Mecânico, do IFMG Campus Avançado Ipatinga, participou do X Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), que aconteceu entre os dias 20 e 24 de maio de 2018, na Faculdade de Tecnologia do SENAI CIMATEC, na cidade de Salvador-BA.

O congresso contou com palestras, minicursos e apresentações de trabalhos. Na ocasião, o professor Rafael apresentou, em uma comunicação oral, o trabalho “Avaliação do comportamento tribológico entre um eixo de aço e o substrato de um mancal de deslizamento revestido com Babbitt através do deslizamento metal-metal do aço ABNT 1045”, parte de sua pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, que analisa o comportamento de desgaste e atrito existente no contato entre um eixo rotativo e um mancal revestido com Babbitt quando variadas à rugosidade e a espessura do revestimento.

Sobre o evento:

O CONEM, Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, é um evento promovido pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas – ABCM e ocorre a cada 2 anos.  Este evento, de caráter nacional, é realizado desde 1990 e promove o encontro de estudantes de graduação e de pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais com interesse no avanço e desenvolvimento Científico e Tecnológico das Ciências Mecânicas no Brasil.

Esta edição trouxe o tema “A Manufatura Avançada para Aumento da Produtividade Nacional”. Diante da importância que a manufatura avançada terá para o futuro da indústria e sua produtividade, a engenharia mecânica precisa começar a discutir o seu papel nessa nova revolução que está por vir.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site:

registrado em: