Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do IFMG Campus Avançado Ipatinga defende doutorado sobre aprendizagem de língua inglesa no contexto brasileiro

publicado: 30/11/2017 07h35, última modificação: 30/11/2017 13h19

A Professora do Campus Avançado Ipatinga, Marina Morena dos Santos e Silva, defendeu, no dia 22 de novembro de 2017, sua tese de doutorado intitulada “À mão livre: explorando narrativas visuais de alunos brasileiros sobre a aprendizagem de inglês”. A defesa ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos dessa universidade.

O objetivo da pesquisa foi investigar como a aprendizagem de inglês é representada em narrativas visuais, elaboradas à mão livre, por estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de uma escola de ensino regular.

De acordo com a professora, sua pesquisa torna-se importante por considerar o uso de dados visuais como fonte de evidências sobre as experiências de aprendizes e por tornar explícitos os discursos globalizantes acerca dos papéis da língua inglesa na atualidade, evidenciando a dimensão social e política da linguagem e revelando as ideologias difundidas em nossa cultura acerca da aprendizagem desse idioma.

O trabalho foi orientado pela Professora Dra. Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG), que compôs a banca, juntamente como os Professores Dra. Tania Regina de Souza Romero (UFLA), Dr. Renato Caixeta da Silva (CEFET-MG), Dra. Ulrike Agathe Schröder (UFMG) e Dr. Ronaldo Corrêa Gomes Junior (UFMG).