Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora e estudantes do Campus Avançado Ipatinga publicam capítulo de livro

Professora e estudantes do Campus Avançado Ipatinga publicam capítulo de livro

publicado: 19/02/2021 16h28, última modificação: 19/02/2021 16h28

No ano de 2020 a professora de Matemática Verônica Lopes e os estudantes do curso superior de Engenharia Elétrica, Felipe Couto de Souza, Kailler de Paula Amaral, Túlio Rodrigues de Freitas e Davina Flávia dos Anjos, publicaram um capítulo de livro fruto de uma experiência acadêmica que vivenciaram em um projeto de ensino. O capítulo “Projeto O Cálculo além da sala de aula: relato de uma experiência” foi publicado no livro “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas” da editora Stricto Sensu.

O livro “Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Ciências Exatas” é uma coletânea de artigos acerca de experiências de pesquisa e de ensino na área de Exatas, em sua grande parte advindas de Institutos e Universidades Federais. No capítulo 14, professora e estudantes descrevem um relato de experiência, o qual apresenta as ações do projeto de ensino “O Cálculo além da sala de aula”, que se baseou na aplicação dos conhecimentos de Cálculo Diferencial e Integral para resolver problemas reais, a fim de minimizar as dificuldades dos alunos na disciplina e aproximar de uma aprendizagem significativa. Os resultados do projeto evidenciam que as dificuldades dos estudantes que participaram ativamente do projeto foram minimizadas e que os conceitos que pareciam abstratos e invisíveis na vida real foram considerados fundamentais, inclusive para a área de formação dos alunos.

O aluno Kailler, coautor e monitor voluntário do projeto, descreve a sua experiência: “O reconhecimento do projeto demonstra que estou no caminho certo na minha vida acadêmica, onde busco sempre inovar e adquirir experiência em novas áreas. A publicação me incentivou a criar novos projetos, participar de diferentes pesquisas que possam também vir a ser publicadas futuramente. Além disso, é um diferencial na minha formação acadêmica, pois é um fator bem visto por grandes empresas e instituições, inclusive contribui para o enriquecimento do meu currículo Lattes.”

Na visão do aluno Felipe, “o projeto ‘O Cálculo além da sala de aula’ foi fantástico, pois mostrou a aplicabilidade de tudo que estudamos em sala de aula e realmente pode ser aplicado lá fora. Jamais imaginei que participaria de um capítulo de livro como coautor. Para mim foi uma conquista fantástica e agregará muito ao meu currículo, principalmente às minhas experiências durante a vida acadêmica.”

Davina comenta que “o projeto de ensino ‘O cálculo além da sala de aula’ me proporcionou uma experiência extremamente necessária no meu primeiro ano na faculdade de engenharia, em que durante muitos anos eu iria ver o cálculo como um desafio a se enfrentar diariamente: o cálculo é mais do que números e fórmulas, é uma representação da nossa realidade, do mundo além da sala de aula. A publicação do capítulo do livro foi apenas uma consequência de um trabalho fantástico que exigiu o melhor de nós alunos e a máxima persistência da professora. Agradeço por tamanha oportunidade de participação nesse projeto.”

A professora Verônica destaca a importância da divulgação dos resultados dos projetos de ensino à comunidade acadêmica e ao público em geral, bem como da interação entre docente e estudantes para a elaboração e a publicação de artigos científicos, a qual propiciará construção de conhecimento e experiência, cujos frutos poderão ser colhidos em breve no âmbito profissional.

registrado em: