Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de Ensino GEAMA conclui módulo I de sua primeira edição

Projeto de Ensino GEAMA conclui módulo I de sua primeira edição

publicado: 14/12/2023 10h05, última modificação: 14/12/2023 10h06

No dia 30 de novembro aconteceu o último encontro do Projeto de Ensino GEAMA I – Grupo de Estudos Avançados em Matemática em sua primeira edição. O objetivo geral do projeto foi subsidiar a aprendizagem de conteúdos matemáticos por meio do desenvolvimento de habilidades na resolução de problemas, a fim de contribuir para o desempenho satisfatório na área de Matemática dos exames de acesso ao Ensino Superior. Participaram do projeto 21 estudantes selecionados do 1º ano dos cursos técnicos integrados em Automação Industrial e em Eletrotécnica do IFMG Ipatinga, sob a coordenação da professora Verônica Lopes e a orientação do monitor Victor Artur.

Foram realizados 12 encontros semanais no segundo semestre do ano letivo de 2023, com duração de duas aulas cada, nos quais os alunos estudaram em grupos, apresentaram e assistiram aulas sobre resoluções de exercícios, esclareceram dúvidas, aprenderam novos conceitos e aprimoraram conhecimentos. Os discentes realizaram a revisão da teoria de conteúdos matemáticos estudados no ensino fundamental e no primeiro ano do ensino médio, e resolveram mais de 100 exercícios de vestibulares e do Enem.

Os resultados apontam que os estudantes participantes do projeto criaram o hábito de revisar a teoria dos conteúdos matemáticos estudados; adquiriram familiaridade com os modelos de avaliações nacionais de ingresso ao ensino superior; conheceram e desenvolveram as habilidades e competências avaliadas por meio das questões das provas; aprenderam conteúdos matemáticos que não sabiam e aprimoraram aqueles que já possuíam; e adquiriram estratégias diferenciadas para a resolução de problemas.

Os alunos relatam que o projeto estimulou o estudo além das aulas regulares com foco em competências e habilidades e, além disso, melhorou o seu rendimento na disciplina de Matemática do ano cursado. A professora coordenadora do projeto destaca que dará continuidade à ação no próximo ano com as turmas de 1º e 2º anos, a fim de ampliar o número de estudantes atendidos e contribuir com o sucesso dos discentes nas provas de acesso ao ensino superior.

registrado em: