Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “O Cálculo além da sala de aula” convida alunos para a sua segunda edição

publicado: 22/02/2019 10h49, última modificação: 22/02/2019 10h51

É com satisfação que convidamos os alunos do Curso de Engenharia Elétrica do IFMG – campus Ipatinga, matriculados na disciplina Cálculo Diferencial e Integral II, para participar do Projeto de Ensino “O Cálculo além da sala de aula”, em sua segunda edição, coordenado pela Profa. Verônica Lopes, docente responsável pela disciplina. Esse projeto busca aliar a teoria dos conteúdos estudados a situações práticas da realidade, fora do tempo e do espaço dos encontros ocorridos em sala, a fim de contribuir para a redução das dificuldades na aprendizagem e facilitar o alcance de uma aprendizagem significativa.

A maior parte das atividades do projeto se concentrará no ambiente virtual da plataforma Moodle, que está organizado com atividades que relacionam os conteúdos estudados em Cálculo a problemas reais nos campos de economia, finanças, biologia, ciências sociais e exatas. Para o ápice do projeto, envolveremos os alunos em um trabalho em grupo, a fim de apresentar uma situação problema na qual se utiliza conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral na Engenharia.

E aí, aceita o nosso convite? Leia a seguir os depoimentos dos alunos Davina dos Anjos, Felipe Couto e Túlio Freitas, que participaram ativamente do projeto em sua primeira edição, e inspira-se neles para a sua participação!!!

''Foi muito importante o projeto  "O Cálculo além da sala de aula" pois vimos a aplicabilidade no dia a dia, muitas vezes nós, alunos de engenharia, cursamos a matéria só para ter a nota, mas quando percebemos o quão grande é o campo de aplicação dele damos mais valor, o projeto me deu novos horizontes para o estudo do cálculo, gostei muito dele!"

Felipe Couto

"A proposta da professora Verônica em nos permitir aplicar o cálculo em áreas da engenharia elétrica através do projeto de extensão "Cálculo além da sala de aula" tornou-se de grande ajuda para a abertura de nossos olhos para a aplicabilidade do cálculo diferencial e integral que é algo que sempre vemos como apenas uma matéria difícil e totalmente abstrata, além de, claro, os pontos extras e horas complementares que ganhamos ao longo do projeto que serviu de grande estímulo. Uma experiência muito boa!"

Davina dos Anjos

“O projeto "O Cálculo além da sala de aula" me foi apresentado como um desafio no início do segundo semestre, era algo que excedia o que me era cobrado nas matérias regulares, ou seja, eu não seria obrigado a aceitá-lo e nem seria punido por me recusar a participar. Entretanto, recusar este tipo de desafio seria contra o meu objetivo de estar aqui, que é me tornar um engenheiro de excelência, "eu jamais conseguirei ser um excelente profissional se ficar acomodado em uma carteira assistindo aulas "pensei, então concordei em participar do projeto.

Ao longo do semestre vi diversas aplicações do Cálculo em diferentes áreas e assim percebi o quanto somos cercados por estas equações que aprendemos em sala de aula. No final do projeto deveríamos formar trios e pesquisar sobre a aplicação do cálculo em alguma área científica, era o momento de colocar minhas habilidades investigativas em prática, não queria pensar em outra área além da minha, queria muito desenvolver um trabalho sobre engenharia elétrica. Depois de muito pesquisar encontramos a Integral de Joule, que é utilizada para determinar a curva de acionamento de disjuntores e apresentamos nossos estudos para a turma.

Após passar por essa experiência aprendi o que seria talvez uma das características mais importantes de um engenheiro: ser autodidata. O Engenheiro é a última instância de um problema, não devemos cruzar os braços quando enfrentamos uma situação que exija mais do que sabemos, precisamos buscar o conhecimento necessário para que o problema seja resolvido e assim nos tornamos profissionais cada vez mais capacitados.”

Túlio Freitas

registrado em: