Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto "Sólidos Geométricos para além do Livro Didático" é concluído no IFMG Ipatinga

publicado: 27/10/2023 14h50, última modificação: 27/10/2023 14h51

Foi concluído, no dia 18 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2023, do IFMG-Ipatinga, o projeto "Sólidos Geométricos Além do Livro Didático". Participaram do projeto as turmas dos 2 anos dos cursos Técnicos Integrados em Automação Industrial e Eletrotécnica. O projeto foi coordenado e orientado pela professora Marlizete Franco da Silva, que contou com a colaboração e apoio da professora Verônica Lopes, da bolsista Luiza Magalhães e dos voluntários Adriano Vieira e João Marcos Oliveira. O projeto visava ampliar o estudo sobre sólidos geométricos para além do que é tradicionalmente encontrado nos livros didáticos.

A iniciativa foi dividida em duas fases. A primeira fase concentrou-se no estudo de poliedros regulares, enquanto a segunda abordou prismas, pirâmides e sólidos de revolução. Para atingir esses objetivos, foram promovidos encontros presenciais com os alunos, atividades on-line via formulário do Google, e apresentações de resultados relacionadas aos sólidos produzidos, incluindo cálculos pertinentes, diferentes técnicas de dobradura e utilização do software Geogebra.

O projeto não se limitou à sala de aula. Os resultados foram apresentados na III Mostra de Projetos de Ensino, ocorrida junto ao XI Seminário de iniciação científica do IFMG, de 22 a 24 de agosto de 2023, e na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG-Ipatinga, de 18 a 20 de outubro 2023. Além disso, um resumo expandido foi publicado no XI Seminário de Iniciação Científica do IFMG em 2023, ampliando o alcance do trabalho e seu impacto.

Os resultados obtidos atenderam às expectativas iniciais do projeto. Um dos principais desafios enfrentados durante ambas as fases foi a dificuldade dos alunos em compreender a visão espacial, reforçando a importância de investir em abordagens educacionais que ofereçam experiências diferentes da sala de aula tradicional.

Os estudantes expressaram suas experiências e impressões sobre o projeto, na avaliação on-line proposta pela professora coordenadora do projeto. A aluna Luiza Ariadny, do 2º ano Eletrotécnica, afirmou: "Gostei muito de fazer dobraduras dos poliedros regulares, e usar a imaginação para fazer os poliedros de outros materiais e técnicas diferentes. O ensino foi didático, o que ajudou a entender melhor." A aluna Sophia Oliveira, do 2º ano Automação, escreveu em sua avaliação acerca do projeto: “Na segunda fase, me peguei diversas vezes observando ao redor procurando objetos para utilizar no projeto, como me disseram uma vez, não me recordo quem, “a Matemática é o alfabeto pelo qual Deus escreveu o universo”, afinal foram encontradas formas que talvez jamais observaria.”

A aluna Lara Gualberto, do 2º ano Eletrotécnica, mesmo afirmando ter gostado de participar do projeto, admitiu: "Encontrei diversas dificuldades nas práticas de dobradura por não ter facilidade em trabalhar com isso."  A aluna Amanda Emanuelly, do 2º no Automação, relatou a dificuldade de seu grupo em utilizar a tecnologia digital sugerida: “um dos pontos negativos foi a construção no Geogebra que meu grupo teve uma certa dificuldade em fazer a representação por lá”.  Estes relatos destacam a diversidade de aprendizado proporcionada pelo projeto e a importância de adaptar as estratégias de ensino às necessidades individuais dos alunos.

Clique na imagem para visualizar o vídeo

registrado em: