Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto Suporte conclui sua primeira etapa

Projeto Suporte conclui sua primeira etapa

publicado: 03/03/2020 12h10, última modificação: 03/03/2020 12h15

Na realidade escolar nota-se que a maioria dos estudantes possui muita dificuldade nos conhecimentos básicos de Matemática relativos ao Ensino Fundamental, o que gera um entrave para a aprendizagem dos conceitos de Matemática do Ensino Médio. A fim de sondar os conhecimentos básicos de Matemática dos alunos do 1º ano dos Cursos Técnicos em Automação Industrial e em Eletrotécnica do IFMG – campus Ipatinga, foi aplicado, no início do ano letivo, o Teste de Sondagem Inicial composto por dez questões, cada uma valendo 10 pontos, as quais abordam conteúdos dos eixos Números e Operações, Álgebra, Grandezas e Medidas, Geometria e Estatística. A média das notas dos alunos nesta sondagem inicial foi de 44,7%, ou seja, não alcançaram o mínimo necessário (60%), como mostram os dados no gráfico abaixo. Esses resultados apontam que há grande defasagem nos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Isso implica que os alunos, em sua maioria, não têm uma base consolidada para cursar a Matemática do Ensino Médio.

Tendo em vista que essas dificuldades poderão se configurar como obstáculos em seu caminho como estudante, assume-se a responsabilidade de criar ações com o objetivo de diagnosticar as dificuldades, saná-las, e consolidar os conhecimentos básicos de Matemática, por meio do Projeto de Ensino “Suporte”, coordenado pela professora Verônica Lopes com o auxílio do monitor voluntário Allif Emanoel. A primeira parte do projeto envolveu todos os alunos, a partir do diagnóstico das principais dificuldades identificadas no Teste de Sondagem Inicial e da revisão dos conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental. Em todo o mês de fevereiro foram mais de dez horas de estudo extra turno em aulas de revisão, horário de atendimento e monitoria. E, nessa quinta-feira, 6 de fevereiro, o Projeto Suporte concluiu sua primeira etapa aplicando a última atividade, o Teste de Sondagem Intermediária, para identificar avanços alcançados e defasagens não superadas.

Espera-se que os obstáculos à aprendizagem da Matemática sejam superados no decorrer do processo a partir da consolidação e/ou construção dos conhecimentos prévios de Matemática, reduzindo assim o número de reprovações e evasões, bem como oferecendo condições para que os alunos possam aprender significativamente os conteúdos de Matemática do Ensino Médio e aplicá-los, quando necessário, nas disciplinas técnicas cursadas, enquanto profissional e cidadão.

registrado em: