Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prova do Processo Seletivo para cursos técnicos ocorre domingo, dia 3/12

Prova do Processo Seletivo para cursos técnicos ocorre domingo, dia 3/12

publicado: 30/11/2023 15h00, última modificação: 30/11/2023 15h33

Mais de 13 mil candidatos devem participar da prova objetiva presencial, que seleciona os estudantes dos cursos técnicos do IFMG para o primeiro semestre letivo de 2024.

Serão realizadas no próximo domingo, 3 de dezembro, as provas objetivas do exame de seleção para cursos técnicos do IFMG, alunos ingressantes no primeiro semestre letivo de 2024. O horário de abertura dos portões será às 12h15 e o fechamento, às 12h55. A prova terá duração de 4 horas

A prova objetiva de conhecimentos gerais é constituída por 50 questões de múltipla escolha, sendo: 15 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 15 de Matemática e suas Tecnologias; 10 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 10 de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Os exames serão aplicados na cidade onde está situado o campus ofertante do curso em que o candidato se inscreveu: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista. Excepcionalmente, serão aplicadas provas na cidade de Capelinha e Mariana, para candidatos aos cursos dos campi São João Evangelista e Ouro Preto, respectivamente, que fizeram esta opção.

No dia da prova

O candidato deve chegar ao local de realização das provas com antecedência de, no mínimo, 60 minutos do horário determinado para início. Para ter acesso ao local de provas, é necessário apresentar um documento oficial válido com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), disponível na área do candidato (clique aqui).

São considerados documentos oficiais válidos: Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação – CNH (Modelo com foto), Passaporte (Dentro do Prazo de Validade), Carteira Profissional e Certificado Militar. O documento deverá conter foto e estar em condições de identificação dos dados do candidato.

Durante a prova, será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente. O candidato não poderá realizar qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros candidatos, nem portar/utilizar livros, manuais, impressos, anotações, qualquer dispositivo eletrônico tal como: relógio, telefone celular, smartphones, pager, beep, calculadora, agenda eletrônica, controle remoto, alarme de carro, tablets, ipods, pen drives, mp players, mesmo que desligados, além de armas de quaisquer natureza (ainda que seja militar), podendo, em caso de descumprimento, ser retirado do local e ter sua prova anulada.  É vedado também ao candidato o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares durante a realização da prova.

O candidato deverá permanecer no local de realização das provas por 60 minutos, no mínimo, a partir do horário de início da aplicação (período de sigilo) e, após este período, é permitido levar o caderno de questões.

O gabarito vai ser divulgado em 4 de dezembro. Já a publicação do resultado final está prevista para o dia 22 do mesmo mês. Lembrando que o exame de seleção do próximo domingo é destinado apenas aos candidatos inscritos nas vagas de cursos técnicos integrados (para quem vai cursar o Ensino Médio e o técnico no IFMG) e cursos subsequentes (para quem possui Ensino Médio e deseja ter uma formação técnica).

Em caso de dúvidas relacionadas à PROVA OBJETIVA PRESENCIAL, o candidato poderá entrar em contato pelo e-mail: vestibular@ifmg.edu.br, até as 13 horas do dia 02/12/2022 (sexta-feira).

Informações completas estão disponíveis nos itens 11/12 do Edital 61/2023 e no edital de convocação

Para consultar o cartão definitivo de inscrição, acesse a Área do candidato | Cursos técnicos

Cronograma - Próximas etapas do processo seletivo para cursos técnicos

4 de dezembro - Divulgação do gabarito