Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A Semana da Mulher movimentou o campus Ipatinga
conteúdo

Notícias

A Semana da Mulher movimentou o campus Ipatinga

publicado: 22/02/2019 12h02, última modificação: 22/04/2019 12h02

 

 

 

 

 

 

A Semana da Mulher, evento ocorrido em março no campus Ipatinga, foi sucesso de público. Além da comunidade interna ter participado ativamente das atividades, recebemos muitos convidados do bairro Veneza e mães de alunos e alunas do campus. Na busca por assegurar e promover a discussão sobre igualdade, baseada nos direitos humanos, o evento contou com atividades sobre trabalho, identidade e o protagonismo de mulheres em diversas áreas do conhecimento. Recebemos também a ilustre presença da escritora Aline Lemos, autora de Artistas Brasileiras, que nos contou sobre como surgiram as ideias para escrever a obra e dos processos de criação do livro, publicado pela Editora Miguilim. 

“Foi uma semana de emoções e de aprendizado. Com essas discussões, esperamos ter plantado a semente da igualdade tão necessária para que possamos sonhar com um mundo menos injusto e perigoso para as mulheres e meninas”, destaca a professora Verônica Lopes, que integrou a comissão organizadora, “Em 2020 esperamos fazer um evento ainda maior, com temáticas mais abrangentes e com mais poder de conscientização. Estamos só no começo do trabalho”, afirma ela.

A professora Isabela Fioravante destacou que “foi importantíssimo discutir com as alunas da Engenharia e do Integrado em Automação que elas estão exatamente onde deveriam estar e que as mulheres devem ocupar seus espaços em áreas que eram destinadas somente aos homens e que devem se apoiar nas dificuldades enfrentadas diante do machismo que ainda reina em ambientes da Engenharia e da Automação. Afirmou ainda que discutiram que elas não devem acreditar que abusos são naturais e que podem ser cometidos porque são mulheres, ao contrário, devem denunciar situações em que se sentirem prejudicadas e discriminadas.

Em 2020, o campus espera produzir novamente o evento com uma pauta cada vez mais voltada para a consciência e para a produção de conhecimento

registrado em: