Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016

13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia tem como tema “Ciência alimentando o Brasil”.
publicado: 17/10/2016 08h39, última modificação: 10/11/2016 12h41

Desde 2004, durante o mês de Outubro, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações coordena a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento conta com a colaboração de diversos orgãos e entidades, em especial com as secretarias de ciência e Tecnologia e de Educação.

Em 2016 o tema escolhido para a 13ª Semana foi “Ciência alimentando o Brasil”, motivado pela decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar este como o ano Internacional das leguminosas.

O Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Avançado de Ipatinga não poderia ficar de fora desta e, entre os dias 17 e 21, promoveu palestras e minicursos para os estudantes com o intuito de incentivar as discussões e aprofundar o conhecimento acerca do tema proposto e as implicações da ciência no nosso dia a dia.

Nos três primeiros dias os estudantes puderam assistir a palestras com os temas “Produção de alimentos no Brasil”, com o Professor do IFMG Campus São João Evangelista, Alisson José Eufrásio de Carvalho; “O meio ambiente e você”, ministrada por Vinícius de Ornelas Amorim; “Desvendando a Escassez Hídrica”, ministrada Engenheiro Ambiental e servidor da COPASA Heverton Rocha; “Sustentabilidade na utilização de trens magnéticos”, ministrada pelo aluno do curso de mecânica, Rodolfo Henrique Peixoto Martins. Além disto, foi apresentado por profissionais da empresa Osaka a nova geração do carro híbrido da Toyota, o Prius. Segundo o Inmetro “é o carro mais econômico do Brasil”, uma vez que o veículo é movido a gasolina e eletricidade, podendo fazer até 18,9 km/l, rodando em zonas urbanas, e 17 km/l em rodovias.

A Semana também contou com os minicursos “Instalações elétricas”; “Coordenadas incrementais e absolutas e noções de programação cnc na usinagem”; “Luminotécnica”; “Noções de Eletronica Workbench”; “Tribologia, caracterização de superfície e perfis de rugosidade”; “Prevenção em Segurança e Saúde no trabalho” e “Inspeção Dimensional de Equipamentos Industriais utilizando laser tracker”.

De acordo com o diretor Alex de Andrade Fernandes “esta é a primeira Semana de Ciência e Tecnologia organizada no Campus Avançado Ipatinga e teve o objetivo de aproximar e mostrar aos nossos alunos a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. O evento foi de grande importânciapara um melhor entendimento do Brasil como referência na produção mundial de alimentos, a ligação do ser humano com o meio ambiente, além da importância da água para produção de alimentos e sustentabilidade”.

A semana foi uma ótima oportunidade para somar conhecimento e entender melhor qual o papel do Brasil na produção alimentícia nacional e mundial, além de cada aluno poder se observar inserido neste contexto como cidadãos e futuros profissionais.

Assunto(s): Estatuto do índio