Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vem aí o Sisu 2018 ! ! !

Vem aí o Sisu 2018 ! ! !

publicado: 22/12/2017 10h44, última modificação: 22/12/2017 11h12

O IFMG vai oferecer vagas para 44 cursos superiores em 14 unidades. No total, o Sisu selecionará estudantes para quase 240 mil vagas em 130 instituições de ensino. A nota obtida no Enem será o critério de seleção para ingresso dos candidatos

O Ministério da Educação  liberou, no dia 12 de dezembro, o acesso à consulta de vagas a serem disponibilizadas na primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. Os candidatos podem pesquisar por curso, universidade ou município. Acesse as vagas.

Nesse mesmo link também será possível fazer as inscrições,  que terão início no dia 29 de janeiro e ficam abertas até às 23h59 do dia 1º de fevereiro de 2018. Com base na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, o sistema selecionará estudantes para 239.601 vagas em 130 instituições de ensino superior, tanto estaduais quanto federais.

As notas do Enem estarão disponíveis a partir do dia 19 de janeiro. Para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação. Notas de outras edições do Enem não são aceitas.

• Clique aqui para acessar as vagas disponíveis pelo SISU no IFMG

Inscrições

Para se candidatar, quando o sistema abrir a inscrição, é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição e a senha do Enem 2017 e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Durante o período de inscrição, o sistema calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. O candidato pode, durante esses dias, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante lembrar que o Sisu considera somente a última inscrição concluída.

Quem não tiver a senha de acesso poderá solicitá-la por meio do link “orientações para recuperação de senha”, disponível na página do Enem.

Resultados e matrículas

Será realizada apenas uma chamada para matrícula, no dia 2 de fevereiro e os candidatos selecionados devem efetuar a matrícula na instituição escolhida entre os dias 5 e 7 do mesmo mês. Os que não forem selecionados para a sua primeira opção de curso poderão participar da lista de espera, entre 2 e 16 de fevereiro. Para isso, deverão acessar o seu boletim, na página do Sisu, e manifestar o interesse.

A participação em lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de curso escolhida. Havendo vaga disponível, a convocação dos candidatos para realização das matrículas nas chamadas seguintes será feita pela instituição de ensino. Assim, é importante que o interessado acompanhe as convocações junto à instituição na qual está participando da lista de espera.

IFMG

Não há impedimento para que candidatos que tentaram vagas no processo seletivo próprio também se inscrevam pelo SISU. Para o próximo processo, candidatos e candidatas devem acessar o sistema do SISU e efetuar inscrição no período de 29 de janeiro de 2018 até 1º de fevereiro de 2018. Ao acessar o sistema, os candidatos e candidatas têm acesso a todas as vagas ofertadas por todas as instituições.

• Clique aqui para acessar as vagas disponíveis pelo SISU no IFMG

O SISU é gerido pelo Governo Federal. Todo o processo é feito e gerenciado pelo INEP, não havendo participação do IFMG nesse processo. As vagas são indicadas pela instituição no termo de adesão, e, posteriormente, o MEC libera o sistema com as informações.