Você está aqui: Página Inicial > Extensão > Conteúdos de Páginas | Extensão > Apresentação
conteúdo

Apresentação

por IFMG Campus Itabirito publicado 29/01/2019 08h49, última modificação 20/02/2024 13h53

E-mail: extensao.itabirito@ifmg.edu.br

Telefone: (31) 3561-1269

Coordenador(a) da extensão: Arthur Caio Vargas e Pinto

Horário de funcionamento: Segunda-feira a quinta-feira

Coordenador(a) de relações institucionais: Adriana Luziê de Almeida

E-mail:

  • Atribuições da extensão

A extensão é entendida como um processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico que promove a interação entre as instituições de ensino, os segmentos sociais e o mundo do trabalho e tem por ênfase a produção e a difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, visando o desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional.

As ações de extensão desenvolvidas pelo IFMG devem ter o envolvimento da comunidade externa e priorizar a inclusão de estudantes.

São consideradas ações de extensão no IFMG:

I - Programa: conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando pesquisa e ensino. Possui clareza de diretrizes e é orientado para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

II - Projeto: ação processual de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, podendo ser vinculado ou não a um programa.

III - Curso: ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. Ações dessa natureza com menos de 8 horas devem ser classificadas como “evento” (minicursos, oficinas, workshops etc).

IV - Evento: ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, relacionada à produção de conhecimento ou a geração de produto cultural, artístico, esportivo, científico e/ou tecnológico. Os tipos de eventos podem ser consultados no Guia de Eventos, Cerimonial e Protocolo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2010).

V - Prestação de Serviço: ações por meio das quais habilidades e conhecimentos de domínio do IFMG são disponibilizadas à comunidade externa, sob a forma de atendimento, consultoria, assessoria, assistência técnica, procedimento especializado, estudos, treinamento, elaboração de projetos e atividades similares.

  •  Coordenação de Extensão

Atribuições do coordenador

  •  Coordenação de Relações Institucionais

Atribuições do coordenador