Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exame Nacional para Certificação de Competências De Jovens E Adultos (ENCCEJA)

Exame Nacional para Certificação de Competências De Jovens E Adultos (ENCCEJA)

publicado: 15/03/2018 11h55, última modificação: 11/03/2020 15h04

O EXAME NACIONAL PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS (ENCCEJA)

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame nacional realizado pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cujo objetivo principal é construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no exame, que é voluntária e gratuita, é destinada a jovens e adultos residentes tanto no Brasil como no exterior (incluindo pessoas privadas de liberdade), que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

SOLICITAÇÃO DE PROFICIÊNCIA OU CERTIFICAÇÃO DE ENSINO

Os estudantes que realizaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) poderão solicitar a emissão de dois tipos distintos de documentos certificadores:

• Certificado de Conclusão: O documento reconhece oficialmente que o educando cumpriu, na íntegra, todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Médio.
  • Declaração de Proficiência: A certificação parcial comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

A solicitação para Declaração de Proficiência ou para a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio poderá ser realizada no Campus Avançado Itabirito, desde que esteja de acordo com as regras e especificações do edital que regem o exame.

Os interessados em solicitar Certificados do Encceja através do IFMG Campus Avançado Itabirito deverão atender aos seguintes requisitos:

1. Obrigatoriamente, ter indicado no ato da inscrição do Encceja o IFMG Campus Avançado Itabirito como instituição certificadora;
  2. Ter 18 (dezoito) anos completos até a data da prova do Encceja do respectivo ano;[ 2]
  3. Ter atingido o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Exame;
  4. Ter atingido o mínimo de 5,0 (cinco) pontos na redação.

Para mais informações sobre o processo, consulte o RCAE do Campus Avançado Itabirito pelo site ou por telefone.

O atendimento para solicitação ou entrega de certificados/históricos serão, SOMENTE, nas terças e quintas-feiras, das 09h às 21h.

Para mais informações sobre o Encceja, consulte o portal do MEC: http://portal.mec.gov.br/encceja

Consulte aqui o edital completo do exame.

Formulários de solicitação

Solicitação de Declaração de Proficiência

Certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio

Relação de documentos:

a)      Extrato de desempenho do estudante no ENCCEJA;

b)      Certidão de nascimento ou casamento;

c)      Carteira de identidade (ou outro documento oficial com foto, recente);

d)      Cadastro de Pessoa Física - CPF;