Você está aqui: Página Inicial > Retorno Presencial > Ambiente Virtual de Aprendizagem
conteúdo

Ambiente Virtual de Aprendizagem

por lorena.david publicado 20/09/2020 17h54, última modificação 25/04/2022 11h48

ambiente virtual de aprendizagem

A plataforma adotada pelo Campus Ouro Branco é o Moodle, ferramenta de ensino virtual oficial do IFMG. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contempla salas para todas as disciplinas em oferta no semestre e é utilizado tanto para disponibilização de atividades e materiais didáticos quanto para a comunicação entre docentes e discentes, permitindo o compartilhamento das informações com toda a turma, sem a necessidade de que todos os alunos estejam online no mesmo instante. 

Novo E-mail para os Alunos 

Para o acesso às plataformas, é criado um e-mail acadêmico institucional da Microsoft para todos os alunos. O e-mail segue o seguinte padrão: número do Registo Acadêmico do aluno com sete dígitos + “@academico.ifmg.edu.br” (exemplo: 0123456@academico.ifmg.edu.br). Aqueles alunos que quiserem poderão direcionar o novo e-mail institucional criado para a caixa de e-mail já utilizam atualmente, evitando a necessidade de acesso a mais de um e-mail.

O e-mail institucional também dá acesso a um pacote de ferramentas digitais como programas de Word, Excel e PowerPoint, bloco de anotações (OneNote), espaço para armazenamento de arquivos na nuvem (OneDrive) e outros aplicativos educacionais. As ferramentas podem ser usadas online, por computador, notebook, celular ou tablet pelo site www.office.com. 

Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem 

 O acesso ao Moodle deve ser realizado pelo link https://ead.ifmg.edu.br/ourobranco, utilizando o mesmo login de acesso ao portal MEUIFMG (número do Registro Acadêmico). Para a realização videoconferências, sugere-se o uso da ferramenta Microsoft Teams, cujo acesso deverá ser feito por meio da conta de e-mail institucional (@academico). O acesso pode ser feito pelo navegador https://teams.microsoft.com/

  Curso de Treinamento no Moodle: Está disponível para todos os alunos do IFMG Campus Ouro Branco, o treinamento do Moodle, plataforma de ensino virtual oficial. O curso foi elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e visa qualificar os discentes no uso do ambiente virtual de Aprendizagem Moodle. 

Clique aqui para acessar o cursoque conta com quatro módulos, totalizando 20 horas, e está disponível online. Se tiver problemas no acesso às plataformas e precise de suporte, envie um e-mail para

 


 

 

office

   Acesso ao E-mail Microsoft 

   (inclui orientações de redirecionamento da caixa de e-mail)      

 


 

moodleAcesso ao Moodle - Alunos

 

 


 

 

 Se você esqueceu sua senha do MeuIFMG: confira o passo a passo a Recuperação da Senha

 

 


  

microsoft-teams-logo

 Acesso ao Microsoft Teams