Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições prorrogadas para professores que irão atuar no Programa de Residência Pedagógica
conteúdo

Notícias

Inscrições prorrogadas para professores que irão atuar no Programa de Residência Pedagógica

publicado: 22/07/2020 14h30, última modificação: 10/09/2020 23h24

Se você é professor da escola de educação básica e gostaria de planejar, acompanhar e orientar os residentes nas atividades desenvolvidas na escola-campo em que será realizada o Programa de Residência Pedagógica do IFMG Campus Ouro Branco, se inscreva para atuar como professor preceptor. 

O programa é destinado aos alunos do curso de Graduação em Pedagogia do Campus Ouro Branco e visa fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do futuro profissional nas escolas de educação básica.

As inscrições devem ser realizadas, até o dia 5 de agosto, por meio de formulário eletrônico. Serão disponibilizadas duas vagas para professores bolsistas – com bolsa no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) - e outras duas vagas para professores voluntários. As escolas participantes do projeto são: Escola Municipal Geraldo Marino, Escola Municipal Francisco Nogueira e Escola Municipal Oswaldo Cruz.

Para se candidatar é necessário, entre outros requisitos, possuir graduação em Pedagogia, na modalidade Licenciatura; ter experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério na educação básica; atuar como professor na educação infantil ou no ensino fundamental na escola-campo e ter disponibilidade de tempo para realizar as atividades previstas no projeto. A seleção será feita por meio de análise de documentos (etapa eliminatória), Carta de Intenção e Entrevista (etapas classificatórias). 

Os preceptores selecionados deverão realizar cursos de capacitação, sendo obrigatórios os cursos: Moodle, Classroom e Metodologias Ativas e acompanhar, no máximo, 10 residentes. Além disso, devem participar das atividades do projeto; auxiliar os docentes orientadores na elaboração do plano de atividades; orientar o residente na elaboração de seus planos de aula e na execução da prática pedagógica; avaliar periodicamente o residente; entre outras atividades. 

A Residência Pedagógica integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC). No IFMG, o projeto é intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI” e propõe promover discussões, metas, parcerias e ações entre os cursos de licenciatura e as escolas de Educação Básica.

Resultado Final | Edital 014/2020 - Seleção de Preceptores para Programa Institucional de Residência Pedagógica  (NOVO - 10/09/20)

Edital 014/2020 - Seleção de Preceptores para Programa Institucional de Residência Pedagógica 

Edital 014/2020 - Anexo I - Critérios de Análise Carta de Intenção | Entrevista