Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações inclusivas é tema de e-book lançado pelo IFMG

Ações inclusivas é tema de e-book lançado pelo IFMG

publicado: 29/03/2021 15h46, última modificação: 29/03/2021 15h46

Para contribuir com as discussões sobre a necessidade de disseminar a cultura da inclusão nos campi do IFMG, buscando promover o acesso igualitário e inclusivo a todos no ambiente escolar, foi lançado o e-book “Aprendendo a Conviver” sobre a temática das ações inclusivas.

A publicação marca o início das atividades da Editora do IFMG e reúne textos escritos por servidores de vários campi com relatos sobre as experiências vividas na área da Educação Inclusiva por meio das intervenções dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEEs).

“O e-book traz diversas histórias que traduzem a sensibilidade das ações em busca da eliminação de barreiras, especialmente as atitudinais, para que os estudantes ganhem confiança em si”, afirma Aline Viana, integrante das Políticas Inclusivas no IFMG, ligada à Diretoria de Assistência Estudantil.

A obra trata das estratégias de acessibilidade e atendimento educacional especializado abordando os procedimentos adotados no atendimento e acompanhamento do discente, os desafios enfrentados e os avanços no processo de ensino-aprendizagem e, ainda, os impactos positivos causados pela mudança de visão de grupo e da instituição em relação à inclusão.

O projeto teve início em abril de 2020. O título ‘Aprendendo a Conviver’ foi inspirado no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI para a UNESCO organizado por Jacques Delors, que traz o pilar ‘Aprender a viver com os outros’ com foco na promoção da convivência que é uma das missões dos NAPNEEs no IFMG.

Acesse aqui o e-book "Aprendendo a Conviver"