Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do IFMG são aprovadas no programa Jovens Embaixadores

Alunas do IFMG são aprovadas no programa Jovens Embaixadores

As estudantes estão entre os 50 selecionados, de escolas públicas, para o programa Jovens Embaixadores para realizar um intercâmbio gratuito nos EUA.
publicado: 20/06/2022 15h28, última modificação: 20/06/2022 15h52

As alunas Maria Thereza Rodrigues, do Curso Técnico Integrado em Administração no IFMG Campus Ouro Branco, e Nicolly Rezende, do Curso Técnico Integrado em Mecânica do IFMG Campus Betim partem para os Estados Unidos no dia 1º de julho. Elas estão entre os 50 estudantes aprovados, de um total de seis mil inscritos para o programa Jovens Embaixadores, coordenado pela embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil.

De acordo com Maria Thereza Rodrigues, o processo seletivo consiste em várias etapas, que vão desde a junção de documentos (como comprovação de renda, carta de recomendação, entre outros) até a fase das provas escrita e oral. Também é necessário o conhecimento prévio da língua inglesa, ser estudante de escola pública e de baixa renda, além de atuar em algum projeto de impacto social.

“Não há uma preparação exata para a prova, nem alguma matéria específica a ser estudada. Basta que você saiba expressar suas ideias e pensamentos e que elas tenham alguma ligação com o objetivo do programa. A melhor dica que posso oferecer é: confie no seu potencial, se abra e se conheça", afirma a estudante do Campus Ouro Branco que, desde mais nova, sempre sonhou em realizar um intercâmbio ou viajar para o exterior para conhecer outras realidades, outras vidas e expandir meus horizontes.

"A melhor dica que posso oferecer é: confie no seu potencial, se abra e se conheça”, afirma.

O intercâmbio ocorrerá entre os dias 27 de junho e 19 de julho. Os estudantes selecionados irão se reunir em São Paulo para comemorar os 20 anos do programa e depois irão para Washington D.C. Ao chegar nos EUA, os estudantes são divididos em grupos. O grupo de Maria Thereza irá para as cidades de Washington e depois Albuquerque (no estado do Novo México).

Ela explica que “além das oficinas de liderança, confiança e criatividade, trabalhamos com ONGs e serviços comunitários, conhecendo um pouco mais da cultura norte-americana e também da cultura mundial. Não sabemos todos os detalhes do intercâmbio, pois muitas aventuras são descobertas somente quando estamos lá”.

Projeto Estéticas Feministas

No Campus Ouro Branco, Maria Thereza é bolsista do projeto Estéticas Feministas. “Nosso objetivo no projeto é categorizar e incentivar a literatura feminina na escola. Por meio de pesquisas, descobrimos que o número de artistas femininas nas escolas é extremamente baixo e diminui ainda mais quando pensamos em mulheres negras, indígenas e/ou da comunidade LGBTQIA+”, esclarece. Em parceria com o com o coletivo Matricárias, o  grupo promove rodas de conversas, pesquisas e círculos culturais visando dar destaque a essas mulheres, além de dar voz às colegas de classe e trabalhadoras tanto da escola quanto da comunidade externa.