Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados devem realizar a Prova Brasil

Alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados devem realizar a Prova Brasil

A Prova Brasil, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), será aplicada no IFMG Campus Ouro Branco na próxima terça-feira, dia 23 de novembro.
publicado: 19/11/2021 10h59, última modificação: 19/11/2021 10h59

Na próxima terça-feira, dia 23 de novembro, será aplicada, para todos os alunos dos 3os anos dos cursos técnicos integrados do IFMG Campus Ouro Branco, a Prova Brasil, instrumento de avaliação censitária do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que têm por objetivo avaliar a qualidade da Educação Básica no âmbito nacional.

A avaliação contém questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de um questionário socioeconômico e de contexto. A prova terá início às 7h30, mas é necessário chegar com, pelo menos, 15 minutos de antecedência, para localizar a sala de realização da prova e se preparar para a realização da mesma.

Para a realização da prova, é preciso levar um documento de identificação com foto e ficar atento às orientações:

• utilize máscara cobrindo nariz e a boca, durante toda a sua estadia no campus;
  • higienize as mãos, lavando-as com água e sabão, utilize álcool em gel 70%, sempre que necessário durante sua permanência no campus;
  • leve sua garrafa com água;
  • não compartilhe, de forma alguma, nenhum objeto de uso pessoal;
  • traga caneta azul ou preta, lápis e borracha, para a realização da prova e preenchimento do questionário;
  • respeite os protocolos de segurança adotados pelo campus, sejam eles apresentados em cartazes ou informados verbalmente;
  • atente para as instruções transmitidas pelos aplicadores da prova;
  • evite aglomerações no espaço do campus;
  • não permaneça em suas dependências após a conclusão e entrega da prova e do questionário.

Sua participação é muito importante, pois avaliará a qualidade do processo de ensino-aprendizagem oferecido pelo IFMG Campus Ouro Branco. Além de avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação básica brasileira, a Prova Brasil também gera dados e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas educacionais do País.

Sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do País e contribuir para sua melhoria, oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas.