Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos do IFMG e de Ouro Branco participam da Olimpíada Brasileira de Informática

publicado: 11/12/2020 12h35, última modificação: 11/12/2020 12h35

Os alunos do 2º e 3º anos do Curso Técnico Integrado em Informática do IFMG Campus Ouro Branco e do 9º ano da Escola Municipal Livremente participaram da XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI 2020).

Para o coordenador do projeto, o professor Carlos Eduardo Paulino Silva, “a OBI é uma oportunidade para que os alunos possam aplicar vários conhecimentos adquiridos ao longo do curso, ampliando possibilidades para sua carreira profissional e atuação no mercado de trabalho”.  Neste ano, o projeto também contou com o apoio do professor Saulo Henrique Silva, que ministrou um treinamento online para os alunos inscritos.

Pelo IFMG Campus Ouro Branco, o aluno Nicholas Gabriel Rocha Ferreira do 3º ano do curso Técnico Integrado em Informática chegou na etapa estadual (modalidade Programação - Nível 2) da competição. Pela Escola Municipal Livremente, o aluno Bernardo Oliveira Gomes do 9º ano participaram da etapa estadual (modalidade Iniciação - Nível 2) e a aluna Beatriz Ferreira Brandão de Souza foi classificada para a etapa nacional (modalidade Iniciação - Nível 2).

Programa OB 1.0

Atualmente o professor Carlos Eduardo Paulino Silva, desenvolve um projeto de extensão denominado Programa OB 1.0 , que visa ensinar programação de computadores para os alunos dos 9º anos da Escola Municipal Livremente e do Colégio Municipal João XXIII. É a primeira vez que os alunos da Escola Municipal Livremente participam da OBI.

Em função da pandemia de COVID-19, as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas à distância, com o apoio do aluno bolsista Daniel Marcos Hermenegildo do Curso de Graduação em Sistemas de Informação do Campus Ouro Branco. Por meio do projeto, manutenções corretivas e preventivas são realizadas no Laboratório de Informática da escola, permitindo a manutenção de tais recursos para que os professores possam utilizar os computadores como mais um recurso em suas respectivas disciplinas.

Sobre a Olimpíada Brasileira de Informática

A Olimpíada Brasileira de Informática está organizada em duas modalidades, divididas em níveis, contemplando do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Na modalidade Iniciação, os alunos realizam tarefas sobre lógica no formato de múltipla escolha, e na modalidade Programação, as atividades devem ser resolvidas com uma linguagem de programação entre Python, C, C++, Java, Javascript e Pascal.

A OBI é realizada em três etapas: local, estadual e nacional. Os alunos melhores classificados são convidados a participar das etapas seguintes e os melhores colocados em todo o País podem compor a equipe que irá competir na Olimpíada Internacional de Informática entre equipes de mais de 80 países. Todos os participantes recebem certificados de participação e os melhores colocados de cada modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze.

A XXII Olimpíada Brasileira de Informática (OBI2020) é uma competição que visa despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica atualmente. É realizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) por meio do Instituto de Computação da UNICAMP.  É realizada no IFMG Campus Ouro Branco desde 2013. Nesse ano, devido à pandemia do COVID-19, as provas foram realizadas online.