Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos promovem Festival de Teatro Grego

Alunos promovem Festival de Teatro Grego

publicado: 14/06/2016 17h41, última modificação: 14/06/2016 19h49

Alunos do primeiro ano do ensino médio promoveram, na noite de 19 de maio de 2016, o primeiro Festival de Teatro Grego do IFMG Ouro Branco. Na ocasião, foram encenadas três peças baseadas na mitologia grega: Medusa, Odisseia e Édipo Rei.

O evento foi conclusão de um processo educativo de cerca de três meses, nos quais os discentes de cada turma desenvolveram por completo uma peça, que incluía aspectos como adaptação do texto, sonoplastia, cenários, figurinos, maquiagem, divulgação, iluminação e a própria expressão corporal.

A beleza dos cenários e a sofisticação das três apresentações demonstraram o sucesso na construção da autonomia e criatividade dos alunos. Propositalmente, não houve mostra competitiva. Buscou-se enfatizar princípios como a cooperação e a solidariedade.

Interdisciplinar, a iniciativa envolveu Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia e História. Em sala, os alunos tiveram aulas sobre os gêneros literários épico e teatral, a cultura grega antiga, a mitologia, a origem da filosofia e o surgimento do teatro. O trabalho foi coordenado pelos professores Aurélio Alves Ferreira, Elaine Chaves, Leandro José de Souza Martins e Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos.

O Festival de Teatro Grego contou também com o apoio fundamental da Insólita Casa de Artes, que, gentilmente, abriu suas portas e permitiu aos alunos a experiência de montagem de um espetáculo teatral. Esse importante espaço cultural da cidade de Ouro Branco, liderado por Ildeu Ferreira, está realizando uma campanha de doações. Os dados aos interessados são: Banco do Brasil, agência 2372-8, conta corrente 24122-9, CNPJ 05.315.563.0001-9.

Crédito das informações e das fotos: professores coordenadores do projeto

teatro grego 1