Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alteração de prazos e opções de bibliotecas virtuais
conteúdo

Notícias

Alteração de prazos e opções de bibliotecas virtuais

publicado: 06/04/2020 20h32, última modificação: 07/04/2020 19h16

Em função da suspensão das aulas, os prazos de empréstimos do acervo da biblioteca do IFMG Campus Ouro Branco foram alterados.

As entregas dos materiais serão regularizadas quando as atividades presenciais foram retomadas. Os usuários que já estavam com materiais atrasados também terão seus cadastros de empréstimos regularizados.

Durante o período de suspensão das aulas, alunos e servidores podem utilizar o acervo digital por meio das bibliotecas virtuais disponíveis:

 

Biblioteca Virtual é um acervo de livros digital composto por milhares de títulos que abordam diversas áreas do conhecimento. Além dos títulos da Pearson, a plataforma conta com títulos de editoras parceiras: Contexto, Intersaberes, Papirus, Casa do Psicologo, Ática, Spcione, Companhia das Letras, Educs, Rideel, Jaypee Brothers, Aleph, Lexikon, Callis, Summus e Interciência. A Biblioteca Virtual possui aplicativo para tablets e smartphones disponíveis para download gratuito no Google Play e App Store.

O primeiro acesso deve ser realizado através do catálogo online da biblioteca. Quando abrir o e-book, volte a tela principal da Biblioteca Virtual (BV), preencha os dados do seu perfil e altere a senha. Se desejar, você poderá acessar os livros diretamente na BV (utilizar CPF, senha cadastrada na plataforma e selecionar a instituição IFMG).

Tutorial Acesso Biblioteca Virtual

Manual do Usuário BV

ProQuest Ebook Central oferece títulos de centenas de editoras em uma moderna plataforma, desde um único capítulo ou até um livro inteiro, atendendo as diversas áreas de conhecimento das pesquisas desenvolvidas no IFMG.

Tutorial Acesso Ebook Central

Tutorial

Target GEDWeb é um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios que oferece acesso unificado a toda regulamentação técnica (normas, regulamentos, portarias, resoluções, etc.) com destaques das publicações regulamentares mais recentes. O Target GEDWeb rastreia e atualiza, diária e automaticamente, centenas de milhares de regulamentações técnicas, entre elas: Normas ABNT NBR/NM; Normas Internacionais e Estrangeiras (BSI, AFNOR, AENOR, JIS, ASME, API, IEEE, NFPA e outras); entre outros.

Acesso exclusivo através do catálogo online, onde deve-se pesquisar o termo desejado, selecionar a aba “Pesquisa Target GEDWeb“, clicar no ícone “cadeado” e inserir seu usuário/senha da biblioteca.

Tutorial Acesso Target 

Manual do Usuário Target

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Outra opção é acessar o Domínio Público que conta com boas opções de livros literários. Disponibiliza para todos os usuários uma biblioteca virtual, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.