Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco oferta lanches através do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

publicado: 29/03/2019 14h20, última modificação: 29/03/2019 14h29

Desde o dia 26 de fevereiro, o IFMG Campus Ouro Branco tem ofertado lanches para os alunos dos cursos técnicos integrados. Bananas, maçãs, goiabas, biscoito salgado, iogurte e barrinha de cereal compõem o cardápio semanal. A iniciativa, trazida pelas Pró-Reitorias de Extensão e Administração e Planejamento do IFMG, faz parte das ações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que oferece alimentação e promove ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. Por meio do Pnae são investidos R$1,05 por dia para o lanche de cada estudante. A distribuição é feita no hall de entrada do prédio administrativo, durante o intervalo matinal - de 08h40min às 09h - e conta com o trabalho voluntário de servidores e alunos.

O diretor-geral, Prof. Lawrence de Andrade Magalhães Gomes, destaca o pioneirismo do Campus Ouro Branco em iniciar o programa, entre aqueles campi que não possuem restaurante universitário. Os alimentos, que passam por criteriosa inspeção, higienização - no caso de algumas frutas - e correto armazenamento e acondicionamento, são distribuídos gratuitamente para os alunos.

A assistente de alunos Gracielle Paixão, que é também uma das integrantes da comissão local do Pnae, conta que “nos primeiros dias os estudantes ficaram curiosos para saber se o lanche era gratuito e se todos os alunos dos cursos técnicos integrados teriam direito”. A oferta dos lanches já tem mudado os hábitos alimentares de alguns alunos. “Estou achando isso muito positivo, porque o lanche tem me incentivado a ser mais saudável. Eu não costumo comer frutas em casa, mas agora estou comendo aqui”, explica o aluno do curso técnico integrado em Administração, Fernando Boechat.

Para Camila Chaves, também aluna do curso técnico integrado em Administração, a inciativa ajuda os alunos a se alimentarem melhor, e ainda beneficia aqueles que não podem pagar por um lanche todos os dias.

A divulgação do cardápio e o controle para distribuição dos lanches é feita através do aplicativo Even3, onde os alunos se inscrevem e tem um QR Code, que é apresentado na entrega do lanche. “Desta maneira, é possível fazer uma previsão da quantidade de alimentos que será consumida, evitando grandes sobras e desperdício”, explica Jaqueline Rocha, servidora responsável pela requisição dos alimentos aos fornecedores.

Compostagem

Além de oferecer alimentação gratuita e saudável para os alunos, a proposta da Direção-geral e comissão local do Pnae prevê a reutilização dos resíduos como material orgânico para a composteira do Campus, em parceria com o projeto de compostagem, coordenado pelo professor Thiago Vinícius Toledo. Saiba mais sobre o projeto aqui https://www.ifmg.edu.br/ourobranco/noticias/projeto-de-compostagem-em-funcionamento-no-campus.

Aplicativo

A iniciativa foi tão bem recebida entre os alunos que despertou em um grupo de estudantes o desejo em desenvolver um aplicativo para aprimorar a distribuição e coletar dados que facilitem o gerenciamento do programa. Composto pelos alunos Diogo Bitencourt, Gilberto Filho, João Lucas Solano, Stefanny Arruda, dos cursos técnicos integrados em Administração e Informática, a proposta é desenvolver o aplicativo como um trabalho multidisciplinar de conclusão de curso. Para o grupo, a importância do programa vai além de simplesmente fornecer alimentação aos alunos. “Ele gera uma interação entre todos os alunos, diminuindo barreiras socioeconômicas e isso é importante já que a escola é o principal meio de socialização dos estudantes e entregar a eles um ambiente confortável, em que possam se ver como iguais, gera uma motivação para que continuem na escola e cada vez mais melhorem seu desempenho”, constata o grupo.