Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco promove palestra sobre Ciência Política

Campus Ouro Branco promove palestra sobre Ciência Política

publicado: 02/05/2019 21h20, última modificação: 02/05/2019 21h29

O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), grupo de estudo composto por professores e estudantes do IFMG, Campus Ouro Branco tem a honra de convidar toda comunidade para participar do conceituadíssimo Professor Adriano Gianturco, com o tema: Public Choice: A Ciência Política entre Ciência e Ideologia, no próximo dia 9/5, a partir das 14h50min, no Campus IFMG Ouro Branco (Rua Afonso Sardinha, 90, Pioneiros, Ouro Branco MG).

A palestra visa descrever a escola da Public Choice, que analisa “a política sem romance”, com os métodos da ciência econômica, e que fornece uma estrutura sólida, boas lentes para interpretar o que acontece na política. Em suma, tenta analisar a política por dentro, passa-se dos conceitos coletivos e vagos como “estado” para categorias mais concretas e específicas, e analisa-se, então, o comportamento dos sujeitos envolvidos na atividade política.

O professor Adriamo Gianturco é Coordenador do Curso de Relações Internacionais e professor de Ciência Politica do IBMEC-MG. PhD em Teoria Política e Econômica é autor do Manual “A Ciência da Política” e do livro “O empreendedorismo de Israel Kirzner”. É membro do Laboratorio de Analise Politica (LAP) da Universidade LUISS de Roma; Fellow do Competere Institute; Fellow do Centro Tocqueville-Acton; e membro do Comité Cientifico da Revista Acadêmica Mises, Membro do Conselho do Ranking dos Políticos. Seus artigos saíram em grandes veículos como Folha, O Globo, Estado de São Paulo, Estado de Minas, La Stampa, Il Foglio, Il Tempo, The Freeman, etc.

A Palestra é também fruto da parceria entre o Campus Ouro Branco e a Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, onde o Professor Gianturco também proferirá palestra, às 19 h.

Sobre o NAP

O Núcleo de Aprofundamento Político (NAP), é grupo de estudo composto por professores e estudantes do IFMG, Campus Ouro Branco para estudo, discussão, pesquisa e publicação de temas relacionados à Ciência Política, Direito Internacional e Políticas Públicas. Um dos grandes objetivos do NAP é a publicação de uma obra coletiva sobre os temas de estudo, além de participação em congressos, seminários e eventos afins. Mais informações em nossa página no Instagram (@nap.ifmg) e pelo e-mail institucional (nap.ourobranco@ifmg.edu.br).