Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: Encerramento da Gestão 2015-2023
conteúdo

Notícias

Comunicado: Encerramento da Gestão 2015-2023

publicado: 24/10/2023 09h21, última modificação: 24/10/2023 09h23

Prezada comunidade acadêmica e demais parceiros do IFMG Campus Ouro Branco,

É com imensa gratidão, emoção e orgulho que me dirijo a cada um de vocês para me despedir após oito anos de gestão à frente da direção-geral deste campus. Foram os anos mais importantes da minha vida profissional, repletos de desafios e conquistas, de superações e crescimento, e eu não poderia deixar de expressar meus profundos agradecimentos a cada um que fez parte dessa jornada.

Durante esse período, enfrentamos inúmeros obstáculos, desde o processo de estruturação básica do nosso campus, combinado às restrições orçamentárias, até a pandemia de COVID-19, que abalou o mundo, e testou nossa resiliência e determinação. No entanto, a força e o comprometimento de nossa comunidade foram fundamentais para superarmos esses obstáculos.

Ao longo desses oito anos, nossa gestão foi pautada sob o preceito de uma liderança ética e servidora, com trabalho intensivo e cuidado meticuloso na aplicação dos recursos públicos. Zelamos pelo uso responsável e transparente dos recursos, assegurando que cada investimento realizado beneficiasse diretamente a nossa comunidade acadêmica e externa.

Além disso, preocupamo-nos profundamente em proporcionar um ambiente que favorecesse o bem-estar de todos. Acreditamos que um ambiente físico harmonioso e acolhedor contribui para a qualidade de vida e para o engajamento de nossa comunidade acadêmica. Assim, investimos não apenas em infraestrutura, mas também na promoção de espaços que inspirassem a criatividade e o aprendizado.

Hoje, podemos olhar para trás e comemorar os resultados extraordinários que alcançamos, sendo o maior deles a alegria e o orgulho que os nossos estudantes demonstram em fazerem parte do nosso campus!

Nosso campus se transformou e se consolidou em um exemplo de excelência acadêmica, com aumento significativo de estudantes, fruto da ampliação coordenada e verticalizada da oferta de cursos, com destacado desempenho em todas avaliações e indicadores. Possuímos uma infraestrutura invejável que proporciona excelentes condições para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa, extensão e inovação. Aliás, são inúmeros os projetos que nos enchem de orgulho! Também tivemos como premissa, um cuidado especial com as ações de acessibilidade, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Tais resultados são provenientes do empenho coletivo de nossos servidores - docentes, técnicos, terceirizados, anistiados e estagiários - e dos nossos estudantes.

Além disso, valorizar cada pessoa que faz parte deste campus sempre foi um ideal fundamental em nossa gestão. Imprimimos um compromisso de respeitar cada servidor - sem distinção de carreiras e vínculos -, estudantes, familiares e parceiros externos. Acreditamos firmemente que uma gestão eficaz não é apenas sobre números, mas principalmente sobre as pessoas, e apesar das divergências de ideias, naturais principalmente em um espaço acadêmico, trabalhamos incansavelmente para promover um ambiente de respeito, colaboração e compromisso com uma gestão ética, fundamentada nos princípios da administração pública.

Criamos e implantamos processos de gestão mais organizados e eficazes, adotando uma abordagem democrática e transparente em nossas decisões, ouvindo regularmente estudantes e servidores. Além disso, estabelecemos inúmeras parcerias que enriqueceram nossa oferta educacional e fortaleceram nossa presença na comunidade e sociedade. Essas parcerias demonstram o compromisso do IFMG Campus Ouro Branco com o desenvolvimento local, regional e nacional.

Agradeço a todos os nossos servidores e, de forma muito especial, não posso deixar de destacar aqueles que estiveram junto à nossa equipe e que experenciaram a dura, mas incrível tarefa de gerir e liderar. Tenho muito orgulho do trabalho que cada um de vocês desenvolveu. Quero agradecer a cada um dos setores do nosso campus e a todos os meus colegas docentes (efetivos e substitutos) que exercem um ensino de excelência traduzido em tantos resultados incríveis. É muito gratificante termos um SAE, com atendimento pedagógico, psicológico, social e de enfermaria de tamanha qualidade e cuidado. Um Napnee que acompanha de perto e assiste tantos estudantes com necessidades educacionais específicas. Uma biblioteca carinhosamente cuidada e organizada. Laboratórios estruturados e preparados com tanto zelo. Uma secretaria com processos bem definidos e acolhedora. Planejamento de Ensino atencioso, organizado e com previsibilidade. TI estruturada, robusta e segura. Comunicação extremamente atuante e eficaz. Extensão que nos aproximou da comunidade externa com inúmeros impactos positivos. Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação que se traduziram em tamanhos benefícios à nossa sociedade e comunidade acadêmica. Gestão de Pessoas cuidadosa e organizada. Administração, planejamento e almoxarifado/patrimônio ágeis, eficientes e estruturados. Assuntos institucionais comprometida e brilhantemente competente. Servidores atuando na Reitoria com grande relevância institucional. Terceirizados, anistiados e estagiários com tamanha devoção e carinho ao nosso campus. Diretores (DEPE e DAP) éticos, íntegros e dedicados! Estudantes maravilhosos!

Quero estender meus agradecimentos à reitoria do IFMG, na pessoa do Professor Kléber e à equipe que nos apoiou incansavelmente ao longo desses anos, juntamente com a parceria dos demais campi deste grandioso Instituto. Suas orientações, apoio e compromisso com nossa instituição foram fundamentais para que pudéssemos alcançar nossos objetivos e superar desafios.

Encerro este período como gestor com o coração cheio de gratidão e orgulho pelo trabalho que realizamos juntos e por todo o aprendizado. Nossas realizações e legados são testemunhas de que, quando nos unimos com um propósito comum e dedicamos nossos esforços ao bem-estar da nossa instituição, podemos superar qualquer desafio que a vida nos apresente.

A todos vocês, meu sincero agradecimento pela dedicação, empenho e apoio ao longo desses oito anos. Tenho certeza de que o IFMG Campus Ouro Branco continuará a trilhar um caminho de sucesso sob a liderança do Professor Haroldo Brito.

Deixo aqui uma apresentação com uma síntese das principais ações realizadas durante esses 8 anos. Este foi apenas o começo de uma jornada promissora, e sei que cada um de vocês continuará a fazer a diferença.

Muito obrigado por fazerem parte desta trajetória incrível!

Com carinho e gratidão,

Lawrence de Andrade Magalhães Gomes

Relatório Principais Ações | Gestão 20215-2023 - IFMG Campus Ouro Branco