Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: Estado de Greve no IFMG e atividades no Campus Ouro Branco

Comunicado: Estado de Greve no IFMG e atividades no Campus Ouro Branco

publicado: 27/04/2022 18h49, última modificação: 16/05/2022 14h14

Cara comunidade acadêmica,

No dia 18 de abril, o IFMG foi notificado pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) sobre a deliberação de greve dos servidores a partir do dia 25 de abril. Todavia, em assembleia realizada no dia 25 de abril, decidiu-se pela manutenção do estado de greve e pela deflagração da greve a partir do dia 16 de maio (acesse aqui o ofício nº 39/2022).

Diferentemente de momentos anteriores, em que a maioria dos servidores decidiam a posição de cada campus a partir de reuniões locais, estamos sob uma decisão de uma assembleia geral virtual realizada em 06/04/2022. Como bem colocado pelo Reitor, Kléber Gonçalves Glória, no ofício No 126/2022 (clique aqui), também ressaltamos que a greve é um direito garantido pela Constituição Federal que, em seu artigo 9º, assegura aos trabalhadores o direito de greve como meio de defender seus interesses. Não há dúvidas, portanto, de que a greve é um direito legítimo dos trabalhadores e, por isso, só pode ser decidida se aprovada pelos próprios trabalhadores, desde que seguidos alguns procedimentos legalmente previstos. Portanto, também aguardamos um retorno sobre os questionamentos realizados pelo Reitor no referido ofício.

Até lá, entendemos que permanece a decisão de adesão ou não às paralisações e greves como um direito individual de cada servidor(a) – docente ou técnico administrativo – conforme previsto na Constituição Federal. Sendo que os servidores que não aderirem tanto às paralisações quanto à greve, também têm o direito de manter suas atividades.

Salientamos que a Direção Geral do Campus Ouro Branco não é previamente informada pelo Sinasefe ou pelos próprios servidores em relação à adesão ou não dos servidores a tais movimentos.

Informamos ainda que nas paralisações já realizadas neste ano – nos dias 16, 30 e 31 de março –, a Direção Geral do Campus Ouro Branco solicitou aos servidores que fossem aderir ao movimento que apresentassem, às suas chefias imediatas, um plano de reposição das atividades a serem realizadas. Além disso, nos dias 30 e 31 de março, solicitamos aos servidores (docentes em especial) que informassem, individualmente, aos estudantes sobre a adesão ou não às paralisações com antecedência necessária, no intuito de que os estudantes pudessem se programar.

Em relação às próximas paralisações - previstas para ocorrer nos dias 28 de abril, 4 de maio e 11 de maio (conforme o ofício nº 39/2022) -, a Direção Geral do Campus Ouro Branco solicita novamente aos servidores que informem, individualmente, aos estudantes sobre a adesão ou não, se possível com antecedência necessária, sendo que aqueles que irão aderir ao movimento também deverão apresentar, às suas chefias imediatas, um plano de reposição das atividades a serem realizadas.

Da mesma forma, solicitaremos mais uma vez ao Sinasefe e ao Comando Local de Greve o levantamento da adesão dos servidores aos movimentos para que possamos nos organizar e comunicar à comunidade acadêmica, principalmente estudantes e familiares, sobre o andamento ou não das atividades.

Agradecemos pela atenção e seguimos à disposição.

Atenciosamente,

Direção Geral do Campus Ouro Branco