Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunicado: Informes sobre o retorno presencial gradual no Campus Ouro Branco
conteúdo

Notícias

Comunicado: Informes sobre o retorno presencial gradual no Campus Ouro Branco

Baseadas nas diretrizes do IFMG para o retorno presencial gradual, acompanhe as informações sobre o andamento das ações no Campus Ouro Branco.
publicado: 28/10/2021 13h32, última modificação: 01/11/2021 09h49

Em julho de 2021, o IFMG publicou diversas orientações sobre o retorno gradual das atividades presenciais. As orientações para o retorno gradual, foram publicadas através da Portaria nº 489/2021, posteriormente atualizada pela Portaria nº 682/2021, e na Instrução Normativa nº 01/2021. Os documentos apresentam diretrizes para o retorno gradual presencial nos setores administrativos e orientações específicas para o retorno presencial das atividades pedagógicas, como pesquisa e extensão e aulas práticas. Ressalva-se, contudo, que tais documentos não estabelecem o retorno às atividades letivas de forma ampla e imediata, assim como não determinam ou permitem o retorno presencial de maneira obrigatória.

Para saber mais, clique aqui.

A partir de tais diretrizes e considerando o avanço do processo de vacinação no município e na região, a equipe gestora do Campus Ouro Branco iniciou tratativas com membros das equipes da Assistência Estudantil, Planejamento de Ensino, Tecnologia da Informação, Pesquisa, Extensão e Secretaria de Registro e Controle Acadêmico, de forma a avaliar as possibilidades da retomada gradual das atividades presenciais, sem perder de vista a segurança à saúde da comunidade acadêmica.

Ao mesmo tempo, também foram iniciadas conversas com os Coordenadores de Cursos para que realizassem consulta junto aos demais docentes sobre as disciplinas que demandavam atividades práticas de forma presencial, desde que atendidas as orientações publicadas pelo IFMG. Recebemos o retorno com a indicação de disciplinas, sobretudo dos cursos técnicos de Metalurgia e Engenharia Metalúrgica, especialmente aquelas com práticas executadas nos laboratórios. Em seguida, a equipe gestora reuniu-se com docentes e coordenadores desses cursos, apresentando uma planilha a ser preenchida com as particularidades de cada disciplina. Naquele momento, ouvimos as sugestões e considerações dos coordenadores e docentes, com diversas contribuições para o planejamento de um projeto piloto de prática presencial com os estudantes.

Definiu-se então um retorno presencial gradual, neste primeiro momento, com os estudantes do Curso Técnico Subsequente em Metalurgia, considerando os apontamentos apresentados pelos docentes: as práticas de laboratório estão pressupostas no PPC do curso; há premente necessidade de práticas para esse grupo de estudantes que está inserido no mercado de trabalho e em busca de qualificação profissional; o curso tem menor tempo de duração, em relação à maioria dos demais cursos presenciais; e, por fim, a certeza de que esse grupo recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra COVID-19.

Para estruturar este retorno, foi disponibilizado um questionário em que os alunos do Curso Técnico Subsequente em Metalurgia poderiam se manifestar sobre o desejo de retornar presencialmente, já que as diretrizes do IFMG não os obrigam à participação presencial. O questionário contemplava ainda questões voltadas para a saúde, física e emocional; condição de transporte para o campus; atuação profissional e atenção ao seu núcleo familiar. Dos 19 estudantes consultados, receberemos, a partir desta sexta-feira, dia 29 de outubro, um grupo de 11 estudantes, no turno noturno para aulas no Laboratório de Metalurgia, com o professor David Herbert, e no Laboratório de Informática com o professor Leonardo Viana.

Este projeto piloto será extremamente relevante para avaliarmos nosso comportamento frente ao retorno presencial gradual, bem como atentarmos para nossas limitações, adequando-nos para atender, nas próximas etapas, a todos os estudantes. Essa avaliação nos levará a desenvolvermos novas ações, mas em um processo de ação-reflexão-ação, assegurando a qualidade das práticas e do processo pedagógico.

Até que sejam publicadas novas normativas institucionais que permitam um retorno presencial mais intensivo trabalharemos no sentido de:

  1. Ampliar a realização de atividades práticas presenciais laboratoriais, com base nos levantamentos realizados junto aos docentes e coordenadores, com especial atenção às turmas concluintes dos cursos de graduação;
  2. Restabelecer a comissão que promoverá a atualização do protocolo interno de biossegurança, à luz dos protocolos sanitários dos governos federal, estadual e municipal;
  3. Atenuar questões sensíveis ao Ensino Remoto, uma vez que este está previsto, em princípio, até janeiro de 2022, tais como:
    • Elaborar, junto com a equipe da Biblioteca, um cronograma de atendimento aos estudantes da graduação em fase de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC);
    • Viabilizar turnos para o uso dos laboratórios de informática pelos estudantes, a partir de inscrição prévia;
    • Elaborar, junto à equipe do SAE e do Planejamento de Ensino, materiais de apoio aos estudantes e docentes, quanto às metodologias de estudo e ensino, fortalecendo a prática docente e motivando os estudantes para o enfrentamento aos cenários que estão postos;
    • Reunir-se com os responsáveis pelos estudantes do Ensino Médio Integrado, para ouvir-lhes e acolher suas demandas, bem como apresentar as atualizações do processo ensino-aprendizagem;
    • Estabelecer um cronograma de reuniões com os estudantes e ou representantes das turmas, atualizando-lhes quanto ao andamento das ações presenciais e/ou seu planejamento.

Reiteramos que ainda não há uma previsão para o retorno presencial de forma ampla, contemplando todos os estudantes, mas que estamos trabalhando para que, tão logo quanto possível, possamos reestabelecer todas as nossas atividades presencialmente, primando pela segurança sanitária e cuidados necessários.

Agradecemos a compreensão e parceria!

Atenciosamente,

Direção do IFMG Campus Ouro Branco