Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência da Juventude reúne jovens para debater questões climáticas

Conferência da Juventude reúne jovens para debater questões climáticas

Estudantes do IFMG podem participar de evento global, gratuito e virtual, que será realizado entre os dias 22 e 25 de setembro. É a primeira vez que a conferência será realizada no Brasil.
publicado: 23/09/2021 07h57, última modificação: 23/09/2021 07h58

Entre os dias 22 e 25 de setembro acontecerá, pela primeira vez no Brasil, a Conferência Local da Juventude (LCOY, sigla em inglês para Local Conference of Youth). As LCOY são versões nacionais das Conferências da Juventude, um evento global que utiliza o mesmo modelo das Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), porém voltadas ao jovem, grupo que será muito afetado pelas mudanças climáticas.

Serão quatros dias de evento totalmente online com a realização de painéis e espaços para discussões sobre práticas de enfrentamento às mudanças climáticas. Para debater as questões climáticas e ambientais do país, que afetam também o mundo, a LCOY conta com os participantes para abordar também as demandas regionais, os desafios vivenciados e soluções específicas encontradas para o enfrentamento das mudanças no clima do Brasil. As inscrições são gratuitas através do site: www.lcoybrasil.org.

Todos os assuntos abordados no evento serão compilados em um relatório oficial, intitulado "Declaração da Juventude Brasileira” que será levado até a Conferência Global (COY), garantindo a representatividade da juventude brasileira nos espaços de decisão internacionais. A LCOY-Brasil acontecerá dois meses antes da COP26, que este ano será realizada em Glasgow, na Escócia, considerada decisiva para estabelecer medidas para mudanças globais em relação ao meio ambiente frente à atual emergência climática.

Uma das organizadoras da LCOY-Brasil, coordenadora do GT de Mudanças Climáticas da SDSN Jovem Amazônia, Laís D’Isep, observa a importância da participação dos jovens de várias partes do Brasil. “Por ser um país muito grande, as regiões do Brasil têm cada qual suas particularidades e para elaborarmos um documento completo e entendermos os problemas enfrentados, soluções criadas e os desafios para mudanças precisamos de pessoas de todos os lugares, com suas diferentes vivências”, disse.  De acordo com Laís, o evento é aberto à participação de jovens com interesse na área climática e ambiental e também de quem busca conhecer mais sobre o assunto.

A organização do evento está sendo realizada pelos jovens voluntários da Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável Jovem Amazônia (SDSN Jovem Amazônia) e pelo movimento Greve Global pelo Clima Brasil, que é mundialmente conhecido como Fridays for Future, iniciado pela ativista sueca Greta Thunberg, e tem apoio da SDSN Amazônia, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Welight e Instituto Ayíka.