Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública sobre Curricularização da Extensão tem prazo prorrogado

Consulta pública sobre Curricularização da Extensão tem prazo prorrogado

Consulta pública sobre ações de Extensão que deverão ser consideradas no currículo dos cursos de graduação do IFMG estará disponível para que servidores e alunos possam dar suas contribuições até o dia 5 de dezembro.
publicado: 30/11/2021 15h32, última modificação: 30/11/2021 15h32

Até o dia 5 de dezembro, servidores e estudantes da instituição podem participar de consulta pública sobre as diretrizes para a "Curricularização da Extensão", ou seja, a inclusão de ações de Extensão no currículo dos cursos de graduação do IFMG. O documento foi elaborado por uma comissão considerando a fundamentação legal sobre o tema. As contribuições obtidas durante a consulta pública serão avaliadas pela comissão para a finalização do documento.

O que é a Curricurricularização da Extensão?

A Curricularização da Extensão prevê a a inclusão de programas e projetos de Extensão no currículo dos cursos de graduação para execução junto à comunidade externa nas regiões de atuação da instituição. Assim, torna-se obrigatório a realização de atividades de Extensão por todos os estudantes de cursos superiores do IFMG.

As ações devem priorizar áreas de relevância social e precisam compor, no mínimo, 10% do total da carga horária. Para isso, serão necessárias adequações nos Plano Pedagógico dos Cursos (PPCs) nos próximos meses a fim de atender as exigências da nova legislação.

O diretor de Cultura, Esportes e Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão, Flávio Puff, ressalta a importância de a comunidade se inteirar e participar, pois, "na prática, o tema envolve diretamente as atividades acadêmicas dos cursos superiores". Importante lembrar que a Pró-Reitoria de Ensino publicou uma Instrução Normativa que trata especificamente do registro da carga horária nos setores de Controle e Registro Acadêmico dos campi.

Acesse aqui e participe da CONSULTA PÚBLICA!

Saiba mais sobre a Curricularização da Extensão no IFMG.