Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação obtêm nota 4 no ENADE

Cursos de Pedagogia e Sistemas de Informação obtêm nota 4 no ENADE

Os estudantes apresentaram um bom desempenho no exame que avalia a qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino, publicas e privadas, em todo país.
publicado: 27/09/2022 17h30, última modificação: 28/09/2022 09h20

Os cursos de graduação em Pedagogia e Sistemas de Informação oferecidos pelo IFMG Campus Ouro Branco obtiveram nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5, na última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), realizado pelo Ministério da Educação em 2021.

O resultado reflete o bom desempenho dos estudantes no exame que avalia tanto os conteúdos quanto as habilidades e as competências necessárias para a formação do profissional.  Ao todo, realizaram a prova 35 estudantes concluintes do curso de Pedagogia e 10 estudantes concluintes do curso de Sistemas de Informação.

De acordo com o coordenador da graduação em Pedagogia, Marcelo Pereira, e o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Édilus Penido, o resultado revela o trabalho que vem sendo desenvolvido desde a implantação dos cursos e a dedicação de toda a equipe. “Mesmo com a pandemia, todos se desdobraram para que fosse oferecido um ensino de qualidade”, afirmam.

Clique aqui e confira os resultados disponíveis na íntegra no portal do Inep.

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos principais indicadores para avaliar a qualidade dos cursos de graduação, ofertados por instituições de ensino pública e privada em todo país. A prova que faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e é organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

É realizada anualmente, mas cada edição se destina a um determinado grupo de áreas, sendo o mesmo curso avaliado a cada três anos. A prova é composta por questões de múltipla escolha e discursas contemplando tanto assuntos específicos do curso de graduação quanto de formação geral, totalizando 40 questões. O exame e obrigatório para os estudantes de graduação do primeiro e do último ano dos cursos selecionados.