Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições IFMG 2023: veja os planos de trabalho dos candidatos

Eleições IFMG 2023: veja os planos de trabalho dos candidatos

Confira as propostas apresentadas pelos candidatos a reitor e a diretores-gerais para o mandato 2023-2027. Os candidatos iniciaram a campanha no dia 23 e a votação ocorre dia 14 de junho em todos os campi do IFMG.
publicado: 26/05/2023 17h35, última modificação: 26/05/2023 17h35

Confira os planos de trabalhos apresentados pelos candidatos no ato de inscrição. Foram publicados os programas dos quatro candidatos a reitor, bem como dos concorrentes a diretores-gerais dos campi Bambuí, Betim, Congonhas, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Para reitor do IFMG, são quatro candidatos: Carlos Bernardes Rosa Júnior, Flávio Vasconcelos Godinho, Rafael Bastos Teixeira e Solange Rodrigues. No Campus Ouro Branco, são três candidatos: Cleiton Martins Duarte da Silva, Haroldo Lacerda de Brito e Heleniara Amorim Moura.

Propostas dos candidatos a reitor (ordem alfabética):

Carlos Bernardes Rosa Júnior

Flávio Vasconcelos Godinho

Rafael Bastos Teixeira

Solange Rodrigues

Propostas dos candidatos a diretor-geral do Campus Ouro Branco (ordem alfabética):

Ouro Branco - Cleiton Martins Duarte da Silva

Ouro Branco - Haroldo Lacerda de Brito

Ouro Branco - Heleniara Amorim Moura

Clique aqui e confira as propostas dos candidatos a diretor-geral nos demais campi do IFMG

A campanha eleitoral teve início no dia 23 de maio e poderá ser realizada até 13 de junho (conforme previsto na Resolução nº 4/2023). É permitida propaganda eleitoral através de palestras, entrevistas, debates, web conferências e transmissões ao vivo; cartazes em tamanho A3; materiais gráficos diversos para distribuição individual; blogs, e-mail pessoal do candidato, sites e redes sociais do candidato; perfil de grupo/ comunidade de apoio ao candidato em redes sociais; e-mail institucional do IFMG. Em todos os casos, devem ser observadas as regras definidas pela Comissão Eleitoral.

Eleições

A votação para o cargo de reitor do IFMG e de diretores-gerais ocorrerá no dia 14 de junho, entre 8 e 21 horas, pelo ambiente virtual Helios Voting, em todas as unidades do IFMG. O voto é secreto, facultativo e têm direito a participar os servidores (docentes e técnicos administrativos) do quadro ativo permanente do IFMG assim como os alunos regularmente matriculados, até 11 de junho, nos cursos de ensino técnico integrado ao médio, técnico concomitante, técnico subsequente, Proeja, de graduação (tecnológico, licenciatura e bacharelado) e de pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

As listas de votantes serão divulgadas com antecedência pelas comissões eleitorais, bem como instruções de acesso ao sistema de votação on-line. O processo de apuração será iniciado após o encerramento da votação. Os resultados serão divulgados pela Comissão Eleitoral Central no dia 16 de junho. Após o prazo de recursos, no dia 3 de julho, o Conselho Superior do IFMG homologará o resultado das eleições.

Campi avançados

Nesta eleição, o IFMG elegerá, além de reitor, diretores-gerais para os 12 campi. Já nos campi avançados -  Arcos, Conselheiro Lafaiete, Ipatinga, Itabirito, Piumhi e Ponte Nova -, a proposta é que o pleito ocorra separadamente. Nestas unidades, a legislação prevê que a nomeação de diretores é prerrogativa do dirigente máximo da instituição. Entretanto, em comunicado, o atual reitor, Kléber Glória, informou que pretende promover a consulta pública, como fez nos anos anteriores. Para isso, se reunirá com os candidatos ao cargo de reitor a fim de ter o compromisso de que o resultado da consulta será respeitado e, então, publicar o regulamento deste processo.

Acompanhe todas as etapas do processo eleitoral