Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eleições no IFMG: vote nos candidatos às comissões eleitorais

Eleições no IFMG: vote nos candidatos às comissões eleitorais

Votação eletrônica ocorre nesta quinta-feira, dia 27/04, de 7 às 22 horas, pela internet. Confira se haverá eleição no seu campus e como entrar no sistema para registrar o voto.
publicado: 28/04/2023 14h10, última modificação: 28/04/2023 14h24

O dia de votar para eleger os integrantes das comissões eleitorais chegou! O sistema de votação eletrônica vai receber votos dos segmentos docente, técnico administrativo e discente nesta quinta-feira, 27 de abril, de 7 às 22 horas.

Para votar, o eleitor, seja aluno ou servidor, deve estar regular com o seu cadastro junto à instituição. O nome deve constar na lista de votantes, validada por cada campus e divulgada pela Comissão Especial. O acesso à seção virtual é feito pelo endereço eleicoes.ifmg.edu.br e o voto é feito pelo sistema Helios Voting.

Confira as etapas:

1. Acesse o endereço eleicoes.ifmg.edu.br, clique em conectar e faça o login utilizando o usuário e a senha existentes no IFMG. Para servidores, os dados são iguais aos usados no sistema SEI e, para os alunos, são iguais aos utilizados no portal MeuIFMG.
  2. Após fazer o login, a página de votação fica disponível. Cada eleitor pode votar em até três candidatos do seu segmento, dentre os concorrentes. Exemplo: se forem cinco candidatos, marque três opções.
  3. Confirmado o voto, ele é registrado e criptografado para assegurar o sigilo.

Clique aqui e confira os candidatos em cada unidade do IFMG (Comunicado nº 08 da Comissão Especial).

No IFMG Campus Ouro Branco, a votação será para eleger os representes dos técnicos administrativos e discentes, segmentos em que houve maior número de inscritos do que vagas. Já entre os docentes, não haverá eleição de representantes uma vez que o número de inscritos foi menor que o número de vagas disponíveis e, nestes casos, os inscritos foram considerados eleitos.

A votação ocorrerá somente em algumas unidades do IFMG (Comunicado nº 9 da Comissão Especial).

Os três primeiros classificados em cada segmento (docentes, técnicos e discentes) serão considerados eleitos como representantes titulares e, seguindo a ordem de classificação, os três candidatos seguintes de cada segmento serão considerados suplentes. Serão, então, formadas 19 comissões locais (uma em cada campus e na Reitoria).

A nomeação oficial das comissões será realizada no dia 4 de maio. Dúvidas sobre a eleição deverão ser encaminhadas, via e-mail, à Comissão Especial para comissao.especial@ifmg.edu.br. No dia da eleição, 27 de abril, demandas relacionadas à votação serão recebidas somente até 21h.

Clique aqui e acesse o Sistema de Votação

Principais Perguntas e Respostas

P: Qual o link de acesso ao sistema de votação?

R: O link de acesso ao sistema de votação é o https://eleicoes.ifmg.edu.br/auth/ldap/login. Faça o login utilizando o usuário e a senha existentes no IFMG. Para servidores, os dados são iguais aos usados no sistema SEI e, para os alunos, são iguais aos utilizados no portal MeuIFMG. Após fazer o login, a página de votação fica disponível. Cada eleitor pode votar em até três candidatos do seu segmento, dentre os concorrentes. Exemplo: se forem cinco candidatos, marque três opções. Também é possível acessar o sistema de votação por meio de links específicos para cada segmento.

Campus Ouro Branco

P: Ao tentar acessar o ambiente de votação, após digitar o login (usuário) e senha, a página retorna à tela inicial, solicitando novamente o login e senha. O que fazer?

R: Verifique se o link acessado é referente à eleição de seu segmento (discente, docente ou TAE), de seu respectivo Campus. Você pode acessar novamente o link https://eleicoes.ifmg.edu.br/auth/ldap/login ; caso não tenha êxito, envie um e-mail para comissao.especial@ifmg.edu.br, até às 21 horas, informando o seu nome completo, segmento, Registro Acadêmico ou SIAPE, e Campus.

P: Ao tentar acessar o ambiente de votação, após digitar o login (usuário) e senha, aparece mensagem de usuário ou senha incorretos. O que fazer?

• Servidores docentes e alunos com acesso ao Meu IFMG devem fazer a troca pelo Portal Meu IFMG https://meu.ifmg.edu.br (Logar no sistema-> Ambiente -> Alterar Senha).

• Servidores docentes e TAEs que NÃO possuem acesso ao Meu.IFMG podem utilizar o portal https://suporte.ifmg.edu.br/pwmod/

• Atenção aos critérios de segurança para criar a sua nova senha: ela deve possuir, no mínimo, oito caracteres e deve ser composta por letras maiúsculas, minúsculas, números ou caracteres especiais. Não tendo sucesso, procure a unidade de Tecnologia da Informação de seu Campus.

P: Eu entro no sistema e não aparece a eleição pra mim, ou somente aparece eleições antigas que já participei. O que fazer?
R: Primeiramente confira se no seu Campus terá eleições para o segmento (discente, docente ou TAE) que você pertence (veja o quadro abaixo), se sim, clique no link abaixo relativo ao seu campus e segmento.

Acesse a página com as publicações da Comissão Especial