Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Engenharia Metalúrgica Campus Ouro Branco comemora sucesso da Semana Acadêmica

Engenharia Metalúrgica Campus Ouro Branco comemora sucesso da Semana Acadêmica

publicado: 08/06/2016 19h39, última modificação: 22/06/2016 18h04

Aconteceu no início de junho a 1ª SAEM – Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica do IFMG Campus Ouro Branco. Marcada por palestras, mesas redondas e debates, o evento foi avaliado como marco na história do curso, consolidando o compromisso do campus com a implantação e o desenvolvimento de atividades extensionistas e de ensino.

Foram três dias de atividades, com destaque para a palestra magna, proferida pelo Professor Dr. Paulo Santos Assis, que tratou do tema “Alguns desafios na produção de ferro e aço”, e para a mesa-redonda, no segundo dia, que, de forma instigante e reflexiva, debateu sobre o cenário econômico do Brasil atual, direcionando as discussões para os impactos no mercado de trabalho. Igualmente enriquecedora, também, foi a palestra do Dr. Vicente Braz Trindade, que falou aos alunos do curso de Bacharelado em Engenharia Metalúrgica e do curso Técnico Integrado em Metalurgia sobre a prática da análise de falha em materiais usando microscopia eletrônica de varredura.

Encerrando a SAEM, os destaques foram a palestra do Engenheiro Anderson Silveira Lopes sobre “produção de ferro ligas” e da segunda mesa-redonda do evento, na qual se reuniram representantes de Empresas Juniores para debater acerca da temática “Movimento Empresa Júnior: tendências e desafios”.

Na avaliação de professores e estudantes que participaram da SAEM, o ponto forte do evento foi o equilíbrio e a coerência na proposição e no tratamento dos temas, uma vez que foram discutidos assuntos sob um viés técnico, mas também se discutiram assuntos ancorados no contexto social atual, permitindo à comunidade acadêmica uma participação mais qualitativa.

Com o apoio da Direção Geral do campus Ouro Branco, da Coordenação do Curso e dos professores, na realização da 1ª Semana Acadêmica de Engenharia Metalúrgica ficou evidenciada atuação e contribuição do Diretório Acadêmico do Curso, que trabalhou na captação de recursos, na definição dos propósitos e convidados e na organização dos espaços e tempos, de modo geral.

Fotos do evento.

foto 1.JPG