Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipes do Campus Ouro Branco estão entre as finalistas da Olímpiada de Inovação do IFMG

O IFMG Campus Ouro Branco teve 5 equipes inscritas entre as 89 equipes participantes. Na fase final, 2 equipes do Campus Ouro Branco estão entre os 13 projetos finalistas - um dos projetos é voltado para o ecoturismo e outro para a construção civil.
publicado: 25/08/2023 16h00, última modificação: 28/08/2023 17h21

Duas equipes do Campus Ouro Branco estão entre as finalistas da Olímpiada de Inovação do IFMG. Nesta edição, com o tema "Do fuxico ao grafeno", as equipes participantes receberam capacitação, mentoria e concorrem a uma premiação no valor de R$ 27 mil, distribuídos entre os três primeiros lugares. Nesta etapa, cada equipe participante receberá cerca de R$ 3 mil reais para desenvolver o protótipo do negócio. A finalização da olímpiada está prevista para dezembro de 2023.

A equipe “Inature”, que está em 5º lugar, está trabalhando na criação de um aplicativo na área de ecoturismo. A proposta é mapear e contribuir para o direcionamento de trilhas com informações como nível de dificuldade, tempo de execução e contraindicações, além do compartilhamento de localização e alertas para os usuários.

Já a equipe “Do resíduo ao cerâmico”, classificada em 14º lugar, está desenvolvendo produtos a serem utilizados na construção civil a partir do reaproveitamento de pedra sabão e garrafas de vidro. A ideia é desenvolver produtos com baixo custo e ambientalmente sustentáveis que apresentem resistência e isolamento térmico e acústico.

O desafio das equipes era construir um projeto de negócio na temática da Economia 4.0, no setor do agronegócio, na sustentabilidade ou na governança. Entendendo por Economia 4.0 a transformação do padrão da atividade econômica, baseada na introdução, desenvolvimento e difusão das tecnologias digitais, na automação e no uso intensivo de dados, que impactam os três setores da economia: agronegócio, indústria e serviços.

Sobre a Olimpíada de Inovação do IFMG

A Olimpíada de Inovação do IFMG é uma competição acadêmica promovida pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). As equipes são constituídas por grupos de três a cinco integrantes e podem participar estudantes do IFMG, dos cursos técnicos, da graduação e da pós-graduação, e também e ex-alunos.

Tem como objetivo proporcionar aos estudantes do IFMG a formação e a vivência em processos de ideação de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, além de estimular o trabalho colaborativo e a prática da cultura empreendedora. A propostas é estimular as equipes participantes a realizarem a ideação e modelagem de um novo negócio com uma metodologia 100% mão na massa.

Clique aqui e confira o resultado final da 2a fase da V Olimpíada de Inovação do IFMG (Edital 04/2023)