Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG participam da 23ª edição da MINIONU

Estudantes do IFMG participam da 23ª edição da MINIONU

Os alunos do Campus Ouro Branco participaram de um dos maiores eventos de simulação das conferências da ONU da América Latina, realizado pela PUC Minas.
publicado: 18/10/2022 11h24, última modificação: 19/10/2022 17h27

Entre os dias 9 e 12 de outubro de 2022, os estudantes Arthur Ramos, Isadora Schoenenkorb, Júlia Maria Soares, Ludmyla Santos, Maria Clara de Oliveira, Maria Luisa Paulino e Valter Simão Júnior participaram da 23ª edição da MINIONU, em Belo Horizonte. O evento, organizado pela PUC Minas, é um dos maiores eventos de simulação intercolegial da América Latina e reuniu, em 2022, representantes de 6 estados brasileiros e mais de 760 estudantes de Ensino Médio.

Os estudantes participaram de mesas de debate de temáticas diversas e contribuíram com atuações pontuais nos comitês que discutiram, neste ano, a Guerra do Paraguai (1866); Baixa Representatividade dos Jovens em Cargos de Governança Global; Precarização do Trabalho na Indústria de Animes; Violações aos Direitos Humanos em Megaeventos Esportivos; e também no Comitê de Internacional de Imprensa (CINI).

De acordo com as professoras Maria Virgínia Jordana e Letícia Bastos que acompanharam os estudantes, eventos como a MINIONU são importantes para “propiciar momentos de preparação e desenvolvimento das habilidades como conhecimento de mundo, desenvolvimento da oratória, formar cidadãos e líderes conscientes da realidade nacional e mundial, bem como para preparar os participantes para o convívio com as diversidades existentes em um mundo sem fronteiras”.

Sobre o MINIONU

O MINIONU é um evento realizado, anualmente, pelo Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) que simula as conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar temas internacionais aos alunos do ensino médio.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui!