Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFMG participam do MiniONU 2023

Estudantes do IFMG participam do MiniONU 2023

Estudantes do Campus Ouro Branco participaram da 24a edição de um dos maiores eventos de simulação das conferências da ONU da América Latina, realizado pela PUC Minas.
publicado: 19/10/2023 16h03, última modificação: 19/10/2023 21h43

Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2023, 15 estudantes dos Cursos Técnicos Integrados do IFMG Campus Ouro Branco participaram da 24ª edição da MINIONU, em Belo Horizonte. O evento, organizado pela PUC Minas, é um dos maiores eventos de simulação intercolegial da América Latina e reúne cerca de 1.000 estudantes para discutir assuntos e questões que estão em pauta no cenário mundial.

De acordo com as professoras Maria Virgínia Jordana e Letícia Bastos que acompanharam os estudantes, eventos como a MINIONU são importantes ao propiciar o desenvolvimento das habilidades necessárias para a formação de cidadãos íntegros e engajados, conscientes da realidade nacional e mundial, contribuindo também para preparar os participantes para o convívio com as diversidades existentes em um mundo sem fronteiras.

"As simulações são experiências únicas de contato e respeito ao pensamento do outro, de construção de argumentos para a defesa de seus pontos de vista e uma oportunidade saudável de construir a paz por meio das negociações e do diálogo", afirmam. Neste ano, os estudantes compartilharam o alojamento com três outros campi do IFNMG (Janaúba, Teófilo Otoni e Pirapora) contribuindo para ampliar a troca de experiências.

Sobre o MINIONU

O MINIONU é um evento realizado, anualmente, pelo Departamento de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) que simula as conferências realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar temas internacionais aos alunos do ensino médio.

Para saber mais sobre o projeto, clique aqui!