Notícias
Estudantes mexicanos participam de intercâmbio no Campus Ouro Branco
Entre os meses de junho e julho, o IFMG Campus Ouro Branco recebeu dois estudantes mexicanos por meio do programa Delfin de intercâmbio: Tania Rosales Hernández da Universidad Digital del Estado de México e Jaime Alberto Murillo Quiroz da Universidad de Nayarit.
Durante o intercâmbio, os estudantes participaram de aulas, palestras, visitas técnicas e atividades de pesquisa. Para a realização das atividades, foram produzidos recursos pedagógicos e desenvolvidas estratégias para utilização em sala de aula que serão utilizados em outras ocasiões pelo IFMG. De acordo com a professora Maria Virginia Jordana, assessora do projeto, "o projeto ampliou o intercâmbio científico entre o Brasil e o México e possibilitou novas perspectivas para o ensino de literatura e de línguas estrangeiras."
Entre as diversas atividades realizadas, os intercambistas também tiveram a oportunidade de apresentar aos estudantes do campus e membros da comunidade externa, aspectos da história, da cultura, da culinária e da música mexicanas. Para a estudante Tania Hernández, a experiência foi marcante. "Levo comigo ótimas lembranças e novas experiências vividas com alunos e professores. Para mim, foi uma nova forma de conhecer as aulas e outra cultura", afirmou. Para Jaime Quiroz, "esta foi uma das melhores experiências que levarei comigo. Fiquei encantado e surpreso ao falar sobre o México e, ao mesmo tempo, aprender sobre o Brasil por meio das crianças. Foi uma das experiências mais bonitas que já vivi", disse.
Sobre o Programa Delfín
O Programa Delfín que tem como principal objetivo fomentar a formação de capital intelectual de alto nível acadêmico, contribuindo para o desenvolvimento regional, nacional e internacional. Fazem parte do programa mais de 300 instituições dos sete países membros: México, Colômbia, Costa Rica, Peru, Nicarágua, Estados Unidos e Equador.


