Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Faça o Enem em 2022 e venha para o IFMG

Faça o Enem em 2022 e venha para o IFMG

Você sabia que para ingressar nos cursos de graduação do IFMG é necessário ter feito, pelo menos, uma das três últimas edições do ENEM? A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até 15 de abril.
publicado: 13/04/2022 12h17, última modificação: 13/04/2022 12h25

O IFMG Campus Ouro Branco oferece cursos gratuitos de graduação em Administração, Engenharia Metalúrgica, Pedagogia e Sistemas de Informação. As inscrições para o processo seletivo estão previstas para serem realizadas no 2º semestre de 2022 (ainda sem data), mas para participar é necessário ter feito, pelo menos, uma das três últimas edições do ENEM - 2022, 2021 e 2020. Para ingressar nos cursos de graduação, o candidato também poderá se candidatar às vagas disponibilizadas via SISU, sendo necessário também realizar o ENEM em 2022.

O período de solicitação da taxa de isenção se encerra no dia 15 de abril, as datas para as inscrições no ENEM 2022 ainda não foram divulgadas. Para solicitar a isenção de taxa, o candidato deve acessar a Página do Participante (os candidatos deverão ter o login único do governo federal pelo portal gov.br). A senha deverá ser memorizada ou anotada em local seguro, sendo responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do exame até a consulta dos resultados.

Solicitação da Isenção de taxa

Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública ou que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Justificativa de Ausência

Neste período, os candidatos que tiveram a isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 e não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência para solicitar uma nova isenção em 2022. O processo também deve ser feito exclusivamente na Página do Participante.

Clique aqui e saiba mais!