Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Febre Amarela: A medida mais importante para prevenção e controle é a vacinação
conteúdo

Notícias

Febre Amarela: A medida mais importante para prevenção e controle é a vacinação

publicado: 07/02/2017 15h17, última modificação: 07/02/2017 17h21

Devido ao número de casos de Febre Amarela na região leste do Estado, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), e do Ministério da Saúde, tem mobilizado vários esforços para que toda população seja imunizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em especial àqueles que vivem em área rural, silvestre ou de mata.

No início de 2017, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi notificada sobre a ocorrência de casos suspeitos de febre hemorrágica a esclarecer em municípios das regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares. Até o momento (31/01), foram notificados 739 casos de Febre Amarela, sendo que desses 29 foram descartados e, 126 são casos confirmados. Em relação aos óbitos, há 116 óbitos suspeitos. Desses, 44 foram confirmados.

A Febre Amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos, tanto em áreas urbanas e silvestres.

A medida mais importante para prevenção e controle da febre amarela é a vacinação.  A vacina está disponível em todas as Unidades Básica de Saúde (também conhecida como Posto de Saúde). Para vacinar é indispensável à apresentação do cartão de vacina.

A equipe de trabalho do campus Ouro Branco recomenda que cada aluno e servidor localize seu cartão de vacina e procure a unidade básica de saúde para receber maiores orientações e se necessário ser vacinado.

Em Ouro Branco as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde de cada bairro as segundas, terças e quartas – feiras, de 08:00 às 11:00 horas. Interessados deverão apresentar o cartão de vacina e documento de identidade.

Fonte:

http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/8989-vacinas-oferecidas-gratuitamente-pelo-sus-reforcam-protecao-contra-febre-amarela 

http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/9016-informe-epidemiologico-da-febre-amarela-31-01

 

Thais Periard - Enfermeira - IFMG Campus Ouro Branco