Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores do IFMG reúnem-se para discutir administração estratégica
conteúdo

Notícias

Gestores do IFMG reúnem-se para discutir administração estratégica

publicado: 25/04/2016 04h17, última modificação: 26/04/2016 12h57

A simplicidade é o último grau da sofisticação”. Com essa frase de um dos maiores gênios da história mundial, a diretora do Campus Ouro Preto, Maria da Glória dos Santos Laia, finalizou a defesa do projeto do seu grupo em uma das atividades realizadas durante o workshop “Estratégia e Gestão de Desempenho”.

Ao todo, mais de 40 gestores, entre diretores de campi, diretores sistêmicos, diretores de áreas, pró-reitores, coordenadores e o reitor do IFMG, participaram do evento realizado no campus Bambuí. Ofertado pela Novo Ciclo Empresarial, o curso foi promovido e organizado pela Pró-Reitoria de Administração e Planejamento em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e teve por objetivo capacitar e sensibilizar o corpo dirigente sobre a importância da gestão estratégica para o direcionamento da instituição.

PDI

Inicialmente, o workshop contou com discussões acerca do conceito de estratégia e gestão estratégica, entre outros. Os gestores também foram divididos em grupos para fazer o planejamento de um produto (para ilustrar os conceitos, o objeto escolhido pelos palestrantes foi uma pipa) que planejada por um grupo, teve que ser executada por outro. Isso só foi informado após o planejamento ter sido feito.

Dessa forma, foi possível discutir aspectos da gestão como a dificuldade de se levar em frente um planejamento que foi feito por outra pessoa, num contexto diferente do momento em que o projeto está sendo executado. Daí a necessidade de que o gestor tenha perspicácia para fazer adequações, sem prejudicar o andamento do processo.

Um item que também foi discutido exaustivamente foi o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Para tanto, os presentes foram divididos em seis grupos que apontaram questões centrais, pontos positivos e aspectos negativos e, finalmente, apresentaram suas impressões aos colegas.

Os participantes ressaltaram a importância da realização de eventos que permitam uma maior integração entre os dirigentes e, sobretudo, enfatizem uma visão mais estratégica da gestão.

Em tempo

O workshop contou o apoio do campus Bambuí, que ofereceu hospedagem e alimentação, não sendo necessário que o IFMG dispendesse recursos com diárias aos participantes. Os palestrantes que ministraram o workshop foram Clara Lúcia Linhares, Elimar Melo e Gustavo Sobrinho.