Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG amplia possibilidades de intercâmbio em Portugal

IFMG amplia possibilidades de intercâmbio em Portugal

Parceria firmada com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) promoverá mobilidade acadêmica internacional, ampliando as possibilidades de intercâmbio para os estudantes.
publicado: 26/04/2023 15h25, última modificação: 26/04/2023 15h25

O IFMG assinou, na última semana, um protocolo de cooperação internacional com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) de Portugal. O acordo foi oficializado pela Diretora de Relações Internacionais, do IFMG, Simone Garcia, e pela vice-presidente do IPVC, Ana Paula do Vale, e prevê a mobilidade acadêmica e a dupla certificação entre as instituições.

Para Simone Garcia, o IFMG reconhece a importância da internacionalização para unir diferentes culturas e ouvir todas as vozes. “Estamos orgulhosos de fazer parte da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e de trabalhar em conjunto para promover a educação internacional no Brasil. A internacionalização da educação superior brasileira é uma das prioridades do IFMG e a Faubai tem sido uma grande aliada”, disse ela.

Em entrevista a Rádio Alto Minho, Ana Paula Vale falou sobre as oportunidades advindas de acordos de mobilidade acadêmica. “A internacionalização permite abrir o mercado nacional português a estudantes internacionais, nomeadamente através do programa Erasmus, mas são também criadas condições para a mobilidade do corpo docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Por outro lado, as empresas precisam, cada vez mais, de mão de obra qualificada, num trabalho de proximidade e cooperação com a academia”, destacou.

Sobre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

É uma instituição de ensino superior localizada em Viana do Castelo, em Portugal. Fundado em 1980, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) oferece uma ampla variedade de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de tecnologia, ciências empresariais, educação, saúde, artes e design.

Parcerias entre o IFMG e os Institutos Politécnicos Portugueses

Desde 2017, por meio do Programa Internacionaliza, estudantes do IFMG tem a oportunidade de realizar o programa de intercâmbio em Portugal. Os projetos desenvolvidos em várias áreas de conhecimento refletem a diversidade do perfil dos alunos e as novas compreensões trazidas pela troca de saberes com as instituições estrangeiras. As oportunidades de intercâmbio e de apoio financeiro à publicação de artigos em periódicos internacionais devem ser acompanhadas na página da Diretoria de Relações Internacionais do IFMG (clique aqui).